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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

Prof Dr. Djalma Thurler realiza dia 26/03 e durante a semana atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Uern e PPGCTI se fará presente para cooperar neste fazer – Saiba Mais

Professoras Karla Demoly e Fátima Lima contribuem com projeto de pesquisa institucional, aprovado e com apoio financeiro do programa – ProExt – Extensão e Pesquisa, coordenado pelo Professor Marlon Feijó junto à CAPES – Saiba Mais

Professor Francisco Souto aprova projeto de pesquisa no CNPQ e realizará período de estudos de Pós-Doutoramento no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa – Saiba Mais

PPGCTI realiza Encontro de abertura das atividades – Encontro de Integração ArteCiência e troca de saberes – Saiba MaisSaiba Mais

PPGCTI realiza reflexões sobre Gestão e Planejamento para aprimorar processos e ações do programa – Saiba Mais

PPGCTI prepara a acolhida de Mestrando de Burkina Faso – País situado na África Ocidental – Saiba Mais

Professor Francisco Milton Mendes Neto participa de importante evento internacional e fortalece a Rede de Cooperação Internacional junto à universidades portuguesas – Saiba Mais

The 11th edition of the Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM) conference will be held at the Polytechnic Institute of Bragança (Bragança, Portugal) from October 25 to 27, 2023. It is organised by the Polytechnic Institute of Bragança.

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Professora Karla Demoly participa de Agenda de Trabalhos e encaminha Cooperação Internacional que favorecerá redes de pesquisa envolvendo docentes e discentes do PPGCTI da Ufersa junto à Universidade do Minho PT

AGENDA DE TRABALHOS
Professora Pós Drª Karla Rosane do Amaral Demoly
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições
Departamento de Ciências Humanas
1. Palestrante convidada para proferir a conferência intitulada “A
aprendizagem e o afeto catalisador em Educação”, dia 16/10/2023, no
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
2. Dinamizadora da Oficina: Cenopoesia e atos de escrita de
educadores, dia 18/10/2023 no Instituto de Educação da Universidade
do Minho.
3. Participação no Iº Encontro Internacional sobre Diálogos entre a
Educação e a construção de Redes de Cuidado, dias 16 a 18/10/2023, no
Instituto de Educação da Universidade do Minho.
4. Encontro de trabalho entre a coordenadora da linha temática de
investigação, do CIEd, Cidadania global, educação e formação ao longo
da vida, entre a coordenadora do projeto Diálogos entre a Educação e a
construção de Redes de Cuidado e a coordenadora do projeto
Linguagens, Cognição e Tecnologias – Ufersa CNPQ, dia 19/10/2023.
5. Reunião de trabalho, entre a Professora Custódia Martins (IE/Uminho) e
a Professora Karla Demoly (Ufersa), para construção de uma proposta de
Cooperação Internacional entre o IE (Uminho) e a Ufersa, dia 20/10/2023.
6. Reunião de finalização do documento. Reunião de apresentação do
documento à Presidência do IE, dia 21/10/2023.

Iº ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE REDES DE CUIDADO

16/10/2023
14h – Sessão de Abertura
Presidente do IE – Professora Doutora Beatriz Pereira
Coordenadora do Projeto Diálogos entre a Educação e a Construção de Redes de
Cuidado – Doutora Custódia Martins
Coordenadora da Linha temática de investigação Cidadania global, educação e
formação ao longo da vida – Doutora Maria José Casanova
14h30m – Conferência: A aprendizagem e o afeto catalisador em
Educação
Profª Pós Drª Karla Rosane do Amaral Demoly
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e
Instituições Departamento de Ciências Humanas – Universidade Federal Rural
do Semi-Árido – Mossoró/RN – Brasil.
17/10/2023
14h30m – Conferência: Desafios da Ciência e o lugar da Educação
Professor Doutor Brais Gonzalez Arribas – Faculdade de Ciências da Educação e
do Desporto – Universidade de Vigo.
18/10/2023
14h30m – Oficina: Cenopoesia e atos de escrita de educadores
Profª Pós Drª Karla Rosane do Amaral Demoly

 

Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos do PPGCTI da Ufersa participam de Agenda de Trabalho com Professor Djalma Thurler – Coordenador da Câmara II Área Interdisciplinar Sociais & Humanidades da Capes – Saiba mais

Estudantes, professores e técnicos administrativos do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) participaram nos dias cinco e seis de setembro de reuniões com o professor e pesquisador Djalma Thurler. Ele é docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador da Câmara II da área Interdisciplinar – Sociais e Humanidades – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os encontros oportunizaram o aprofundamento das reflexões sobre a Metodologia de Avaliação da área para que o Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições dê seguimento às diferentes ações que estão em curso e que seguirão. As conversações e esclarecimentos foram muito importantes para que o PPGCTI siga melhorando o seu trabalho de formação e produção científica, com vistas à ampliação de suas atividades. O propósito do coletivo do programa é o fortalecimento das suas ações, ampliação do conceito do curso e abertura do curso de doutorado, o que implicará em novas oportunidades de formação para nossa região.

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Segunda Edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional – GCUB-Mob

Professores Karla Demoly e André Duarte Lucena realizam encontro de acolhimento do estudante Daniel AVOCEFOHOUN

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Discentes do PPGCTI do coletivo da turma ingressante em 2022 acolhem e orientam os discentes da turma de 2023/2.

 

 

Imagem do Encontro do dia 31/08/2023

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Encontro sobre a dimensão do cuidado em saúde mental

Docentes e discentes do PPGCTI participam de Encontro com Psicólogo: Francisco Wilson Nogueira Holanda Júnior
Temática: Trajetória na pós-graduação e riscos clínicos em saúde mental 

 

Imagem do Encontro do dia 29/08/2023

 

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Coletivo do PPGCTI fortalece trabalho voltado à ampliação de Coperações Internacionais e de construção de Programas de Pesquisa Interinstitucionais integrados às redes nacionais e internacionais de estudos já existentes no programa.

Imagem do Encontro realizado dia 30/08/2023   

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Docentes do PPGCTI aprovam Planos de Trabalho para seleção de discentes de Iniciação Científica e fortalecimento de Projetos de PesquisaSaiba mais

Professores/as João Mário Pessoa Júnior, Maria de Fátima de Lima das Chagas e Karla Rosane do Amaral Demoly da Linha de Pesquisa Experiências Humana, Social e Técnica

Professores Francisco Milton Mendes Neto, Alan Martins de Oliveira, Francisco Souto de Sousa Júnior e Fabricia Nascimento  de Oliveira, da Linha de Pesquisa Desenvolvimento e Integração de Tecnologias e Sociedade

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Agenda de trabalhos na Universidade do Minho integra ações para ampliação das Cooperações Internacionais no PPGCTi da UfersaSaiba mais

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PPGCTI lança edital de seleção de alunos para o semestre 2023.2 – Saiba mais

PPGCTI promove – Práticas Inovadoras de Formação Interdisciplinar —-

Assessoria de Relações Internacionais

Bolsas para Cursos em Língua Inglesa

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PPGCTI – Ufersa na imprensa

Programa-de-formacao-da-ufersa-recebe-novos-discentes no período 2022.2

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Universidade Federal do Mato Grosso

Instituto de Linguagens oferece Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras

Edital – Link

Calendário das Provas em 2022 – Link

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Centro de Línguas do Semiárido (CELIS) informa que o período de inscrição para os cursos específicos abaixo listados está prorrogado até esta sexta-feira, 04/02/2022:

Práticas de Escrita em Língua Inglesa I;
Leitura em Língua Inglesa para Fins Acadêmicos; e
Leitura em Língua Espanhola para Fins Acadêmicos I.

Link para inscrições:

https://forms.gle/LFUbndbbHD2rd6BUA

Sobre os cursos:

Ao final dos cursos de Leitura em Língua Espanhola I e de Leitura em Língua Inglesa para Fins Acadêmicos, o aluno será capaz de ler e compreender diversos textos na língua adicional (Inglês ou Espanhol – nível básico);  destacar informações gerais ou específicas nos textos lidos e usar técnicas de leitura e interpretação de texto. Também será capaz de reconhecer diferentes gêneros textuais e seus aspectos retóricos, discursivos e gramaticais principais. O aluno desenvolverá um conhecimento básico em estruturas gramaticais da língua estrangeira e enriquecerá seu vocabulário a partir das leituras realizadas. Este é um curso de nível iniciante ministrado em português.

Ao final do curso de Práticas de Escrita em em Língua Inglesa I, o aluno será capaz de identificar e escrever textos com propósitos diferentes, utilizar exemplos e explicações para expressar significados, organizar parágrafos, escrever e identificar definições, produzir diferentes tipos de sentenças e utilizar corretamente alguns aspectos de pontuação. Este é um curso de nível intermediário ministrado totalmente na língua-alvo. Este é um curso de nível intermediário ministrado totalmente na língua-alvo.

Equipe de Comunicação

Centro de Línguas do Semiárido

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Edital de Bolsas de Estudo para Pesquisas de Defesa Cibernética na Suíça, lançado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL)

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB divulga o Edital de Bolsas de Estudo para Pesquisas de Defesa Cibernética na Suíça, lançado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), o Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, e o Campus Suíço de Ciber-Defesa (CYD).
O Edital encontra-se em andamento para candidaturas a Bolsas de Estudo para teses de mestrado e, com prazo final de 14 de fevereiro de 2022 (17h00 CEST), para candidaturas a Bolsas de doutorado e pós-doutorado.
Links com informações adicionais:
Para quaisquer dúvidas, sugerimos entrar em contato com os responsáveis pelo Programa.
Profa. Dra. Rossana Valéria de Souza e Silva
Diretora Executiva
Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

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FAPERN divulga novos Editais de apoio à Pesquisa

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) solicita ampla divulgação, junto a Departamentos e Programas de Pós-graduação, de vários editais abertos neste momento. Ao todo são 12 editais  voltados a publicações eletrônicas, apoio a incubadoras, levantamento do patrimônio cultural, energia renovável e segurança hídrica, pesquisa em inovação e financiamento para pesquisa aplicada.  A seguir, apresentamos cada um deles, com os respectivos links, e informamos o prazo limite para inscrições.

  • Edital 16/2021 é voltado ao financiamento de propostas de incubadoras que tenham empreendimentos englobando as seguintes áreas industriais: metal mecânica, têxtil, turismo, agropecuária, alimentos, beleza e cosméticos, moda, pesca, mineral, petroquímica, salineira e geração de energias. As inscrições permanecem abertas até 17 de janeiro.
  • Edital 26/2021 é direcionado à concessão de recursos financeiros (custeio) e bolsas para realização de um Diagnóstico e Mapeamento do Patrimônio Cultural do RN. Serão selecionadas até 10 proposições, com duas bolsas por proposta, que podem ser submetidas até 27 de fevereiro.
  • Edital 27/2021, voltado à pesquisa aplicada junto à  Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Desporto e do Lazer (SEEC), pelo qual a FAPERN vai escolher uma proposta de desenvolvimento tecnológico de sistemas, tecnologia da informação e comunicação e na análise e concepção de software. Além de 15 bolsas, a FAPERN vai conceder recursos financeiros para custeio e capital. A submissão das propostas poderá ser feita até 10 de janeiro de 2022.
  • Edital 29/2021, que oferece 19 bolsas de pesquisa em inovação para atuação junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), com vagas para Engenharia Civil, Administração, Contabilidade, Direito, Computação, C&T, Sistemas de Informação, Economia, Biologia, Estatística, dentre outras. As inscrições permanecem abertas até 18 de Janeiro.
  • Edital 30/2021, que concederá recursos financeiros (capital e custeio) e bolsas para desenvolvimento de até três propostas voltadas à Energia Renovável para a Segurança Hídrica no Semiárido. Serão concedidas quatro bolsas por proposta. As submissões podem ser feitas até 07 de fevereiro.

Os editais de publicações e traduções são fruto do Convênio 05/2020 que a FAPERN firmou com a UERN, a partir do qual a Fundação financia bolsas de estágio para estudantes de Letras e Comunicação, responsáveis pela revisão, tradução e diagramação dos materiais.

Há sete editais voltados à publicação de livros eletrônicos (e-books), destinados a várias temáticas. Em todos eles, as submissões iniciaram em 13/12 e permanecem abertas até 04 de fevereiro de 2022.

  • Edital 17/2021 – publicará até 30 títulos resultantes de trabalhos (dissertações e teses) defendidos junto a programas de pós-graduação (PPGs) potiguares;

 

  • Edital 18/2021 – selecionará até 20 trabalhos voltados à temática “Turismo para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”;

 

  • Edital 19/2021 – selecionará até 10 propostas em torno da temática “Educação para a Cidadania e para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte: relatos de ações exitosas”;

 

  • Edital 20/2021 – publicará até 10 trabalhos relacionados à “Saúde Pública, Desenvolvimento Social e Cidadania no Rio Grande do Norte: relatos de ações exitosas”;

 

  • Edital 21/2021 – viabilizará a publicação de até 10 e-books relacionados à “Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Cidadania no Rio Grande do Norte: relatos de ações exitosas”;

 

  •  Edital 22/2021 – destinado à publicação de até 10 livros eletrônicos relacionados ao “Bicentenário da Independência do Brasil”;

 

  • Por último, nesta categoria, temos o Edital 23/2021, voltado a trabalhos relacionados ao “Centenário da Semana de Arte Moderna”, com publicação de até 10 e-books.

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Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA estará presente a acompanhar e a aprender, neste momento de dor para a comunidade indígena, familiares do Mestrando Ely Ribeiro de Souza, colegas docentes, discentes e técnicos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas. Parabenizamos os colegas por esta ação e aqui compartilhamos o convite

 
“Relações Inter étnicas em contexto urbano: coordenação dos povos indígenas de Manaus e entorno COPIME”
 
de autoria de ELY RIBEIRO DE DOUZA
 
https://www.youtube.com/watch?v=Z_9m7ChwzDs

PPGCTI fortalece as ações de internacionalização participando da 10ª Edição do Programa Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB 2020. Realiza a seleção de alunos estrangeiros – Sobre o programa

Ufersa tem Projeto aprovado no CNPq no valor de mais de R$ 1 milhão!

Prof. Dr. Bruno de Sousa Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições integra este projeto que tem como coordenador geral o Prof. Dr. Daniel Valadão da Silva.

O Projeto MAI/DAI Ufersa: Desenvolvimento de Tecnologias no Semiárido Brasileiro teve a participação de docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), Engenharia Elétrica (PPGEE), Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Cognição, Tecnologia e Instituições (PPGCTI), Fitotecnia (PPGFITO) e Ciência Animal (PPGCA). Prof. Dr. Francisco Milton Mendes, do PPGCTI e também do PPG em Ciência da Computação integra a proposta aprovada.

A proposta é dividida em 11 subprojetos, sendo aprovadas 7 bolsas de mestrado (24 meses), 4 de doutorado (48 meses) e 30 de Iniciação Tecnológica Industrial (12 meses) aprovadas na Chamada, além da contrapartida de R$ 10.000,00 e R$20.000,00 das Empresas Parceiras para cada bolsa de mestrado e doutorado aprovadas, respectivamente. No total foram captados R$894.000,00 em bolsas do CNPq e R$150.000,00 das Empresas Parceiras para o custeio dos projetos.

O coordenador da proposta, Professor Daniel Valadão, adiantou que a seleção dos bolsistas de mestrado, doutorado e iniciação tecnológica industrial deverá ocorrer em edital próprio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação que será divulgado nas próximas semanas. “A seleção será realizada baseada no perfil do(a) discente ao projeto que será desenvolvido em parcerias com as empresas e os discentes de pós-graduação selecionados iniciarão a pesquisa e o curso de mestrado ou doutorado em março”, afirmou Valadão.

Prof. Bruno coordena o projeto “Sistema de indicação e fidelização de clientes em um ambiente de recomendações contextualizadas”.

Professor Bruno / Foto cedida ao PPGCTI

 

Professor Daniel Valadão, coordenador da proposta/Foto Eduardo Mendonça

 

 

 

 

 

 

 

Nesta etapa a

PROPPG divulga edital de seleção de discentes para o Programa – MAI/DAI-UFERSA – confira Clique Aqui

Professor Breno Barros Telles do Carmo desenvolve pesquisas de alto impacto e registra três patentes no ano de 2020 

  • Doar, sistema para gestão de estoque de sangue em hemocentros Link – “Doar – Sistema de gestão de inventário de hemocomponentes” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.  BR512020002323-1.
  • Compartilha – Sistema para compartilhamento de estoques de hemocomponentes” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. BR512020002322-3.
  • “Rede Legal – Aplicativo para gerenciamento de procedimentos médicos” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. BR512020002324-0.

Docentes pesquisadores do PPGCTI/UFERSA aprovam Bolsas de Iniciação Científica de modo a promover a articulação da pesquisa entre a graduação e a pós graduação.

Os professores Francisco Milton Mendes Neto, João Mário Pessoa Júnior e Karla Rosane do Amaral Demoly aprovaram projetos de pesquisa e planos de trabalho que oportunizaram atividades de iniciação científica relacionadas aos seus projetos inovadores de pesquisa. As ações de pesquisa iniciam em agosto de 2020.

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Docente pesquisador do PPGCTI/UFERSA aprovam Bolsas de Iniciação Tecnológica de modo potencializar a pesquisa no âmbito do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e computacionais.

O professor Francisco Milton Mendes Neto aprovou projeto de pesquisa e plano de trabalho que oportunizam atividades de estudos no eixo desenvolvimento de tecnologias para a sociedade. As ações de pesquisa iniciam em agosto de 2020.

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES REALIZA BANCAS DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E BANCAS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – turma 2018

Acompanhe os trabalhos em andamento das pesquisas que giram em torno dos temas gerais: Experiências humana, social e técnica / Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade

Bancas de Qualificação de Projetos de Mestrado – 2020.2

Bancas de Defesa de Dissertação – 2020.2

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Docentes do PPGCTI Dirigentes de Grupos de Pesquisa no CNPQ aprova financiamento para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa

O Prof. Francisco Souto de Souza Júnior aprovou projeto de pesquisa e recebe recursos financeiros para apoio às suas pesquisas, via Edital Universal Faixa A, 2019-2010.

A Profª Nize Maria Campos Pellanda desenvolve projeto de pesquisa apoiado com recursos financeiros no Edital Universal Faixa B, 2019-2020.

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Professoras do PPGCTI finalizam período de estudos de pós-doutoramento

As professoras Deise Juliana Francisco e Karla Rosane do Amaral Demoly, ambas docentes do quadro permanente do PPGCTI finalizam estudos de pós doutoramento e trazem para o programa as aprendizagens construídas neste percurso.

A Profa Deise desenvolveu trabalhos de pós-Doutoramento na Universidade Federal da Bahia envolvendo as tecnologias em saúde mental.

A Profa Karla desenvolveu trabalhos de pós-Doutoramento na Universidade do Minho PT estudando práticas de cuidado relacionadas à experiência de refugiados do Congo e da Turquia, acolhidos em Portugal.

A professora Cláudia Rodrigues de Freitas, colaboradora do PPGCTI realizou estudos na Universita de Cagliari na Itália. Pesquisadora referência nos estudos sobre inclusão educativa, Claúdia Freitas constrói e integra docentes do PPGCTI em uma cooperação internacional que reúne grupos de pesquisa de universidades brasileiras e italianas.—————-

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BANCAS DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E BANCAS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – turma de 2017.

Acompanhe os trabalhos em andamento das pesquisas que giram em torno dos temas gerais: Experiências humana, social e técnica / Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade

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PPGCTI dá seguimento ao Processo Seletivo de novos discentes – calendário 2020.

Maiores informações a comunidade encontra em: Processo Seletivo—————–

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O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições dedica-se no preenchimento do Coleta quadriêncio 2017-2020 da CAPES.

Maiores informações sobre o sistema de avaliação da CAPES, a comunidade pode encontrar em: http://www.capes.gov.br/avaliacao

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PERÍODO ANTERIOR

PPGCTI realizará o II Seminário Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2017.

Acesse o site e participe – Link

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Publicações PPGCTI

Professor Francisco Milton Mendes Neto aprova na categoria Best paper artigo no CINTED 2017. O trabalho em coautoria com Salatiel Silva e colaboradores tem como título “Um Jogo Sério Multiagente como Ferramenta Auxiliar na Aprendizagem de Crianças com TEA” e obteve uma das melhores pontuações pelos avaliadores. Será publicado na Revista Informática na Educação: teoria e prática”. (Interdisciplinar B1).

PPGCTI divulga o programa para Acolhimento dos alunos, docentes e técnicos em 2017

Acesse aqui

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Programa Realiza Encontros de Formação Interdisciplinar

Encontros de formação

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Programa realiza Bancas de Qualificação dos Projetos de Dissertação da primeira turma. Participem!!

Link sobre as bancas

Fotos das Bancas

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O Curso de Mestrado do PPGCTI inicia os preparativos para o acolhimento das turmas de discentes para o semestre 2017.2.

Aguardem, notícias em breve!!

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Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições constroi nova cooperação internacional

O PPGCTI recebeu a Profª Maria Clara Faria Costa Oliveira, da Universidade do Minho, com quem alguns docentes já desenvolvem projetos de pesquisa conjuntas e prepara termo de cooperação que deverá ser firmado nos próximos meses. Veja: Link 

Assim, ampliam-se as cooperações internacionais. O PPGCTI já desenvolve pesquisas em parceria com o Instituto de Robótica de Valencia e, em nível nacional, o programa já desenvolve pesquisas em cooperação com a Universidade de Santa Cuz do Sul – UNISC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal de João Pessoa – UFJP, Universidade Estadual do Ceará – UECE.

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PPGCTI divulga Resultado Final Credenciando Novos Docentes para o Quadro permanente

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições acolhe novos pesquisadores no Quadro de Docentes Permanentes

Resultado Final do Processo Seletivo de Docentes – Link

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 I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições realizou o I Seminário do Programa nos dias 09/11/2016, 10/11/2016 e 11/11/2016.

Visite o site do evento: http://seminarioppgcti.wixsite.com/2016

Nesta edição, tivemos diversas modalidades de trabalho e, entre elas, o lançamento de livros publicados com produções de docentes do Programa.

Em breve teremos fotografias e videos de momentos significativos do seminário.

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Docentes do Programa participam de eventos Internacionais

A Profª Drª Gerciane Maria da Costa Oliveira participará de dois eventos internacionais:
– 9th MIDTERM CONFERENCE OF THE RN-SOCIOLOGY OF THE ARTS, durante os dias 8 a 10 setembro 2016, em Porto/Portugal. O trabalho se intitula: “Authenticity standards and aesthetic values in naive art market “Chico da Silva” e
– Congresso Internacional Lusófono Todas as Artes/Todos os Nomes, durante os dias 11 a 13 de Setembro, em Lisboa/Portugal. O trabalho se intitula: “Arte naif, reprodução e apropriação: o caso dos “chicos da silva” em Fortaleza”.

A Profª Drª Maria Aridenise Macena Fontenele participará do SBE16 Brazil & Portugal Sustainable Urban Communities towards a Nearly Zero Impact Built Environment, que ocorrerá nos dias 7-9 September 2016 em Vitória/Brasil. O trabalho que será apresentado se intitula: “CLASSROOM PRACTICE ABOUT HEALTH UNIT ASSEMBLY (BATHROOM) FROM RECYCLED PLASTIC“.

A Professora Drª Karla Rosane do Amaral Demoly participará do Congreso IEI 2016 – Primer Congreso Latinoamericano de Investigación y Educación Superior Interdisciplinaria, durante os dias 27 a 30 de setembro de 2016, em Montevideo/Uruguay, onde coordenará uma Mesa contendo trabalhos de diferentes pesquisadores. A Mesa é intitulada: DEVIRES NA PESQUISA TRANSDISCIPLINAR: uma abordagem complexa da tecnologia” e os trabalhos a serem apresentados são: a) REDE DE OFICINANDOS NA SAÚDE: o fazer transdisciplinar e as tecnologias promovendo saúde mental; b) PESQUISAR NA COMPLEXIDADE: um projeto transdisciplinar para cartografar uma epistemologia complexa e c) Intervenções AudioVisuais e UniverCidade: Processos de criação coletivos e transdisciplinares

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Informativo CNPQwrite-593333_1280

  1. CNPQ – Submissão de solicitações de Bolsas de Produtividade – NOVAS DATAS

Informamos que o início da submissão de propostas de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora e Bolsas de Produtividade Sênior do Calendário de 2016 foi adiado para 16 de maio, em função da realização do julgamento da chamada dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá na sede do CNPq na última semana de abril,As demais datas previstas no Calendário estão mantidas, incluindo o término do período de submissão – 12 de agosto – e a data de divulgação dos resultados – segunda quinzena de janeiro de 2017.Com essa medida, o CNPq visa evitar a sobreposição de duas das mais vultosas ações executadas pela Instituição – a chamada para os INCT e a ação de Bolsas de Produtividade – permitindo o adequado atendimento dos setores de suporte aos usuários e otimizando a utilização dos Sistemas de TI, em especial da Plataforma Integrada Carlos Chagas.A chamada para as Bolsas de Produtividade reúne, em um documento, todas as informações referentes à submissão de propostas, critérios de elegibilidade, cronograma, critérios de avaliação e outras informações relevantes para os interessados em concorrer a Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora e Bolsas de Produtividade Sênior.Coordenação de Comunicação Social do CNPq

 http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/4631129

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Mestrado acadêmico interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições inicia suas atividades com evento de acolhida de sua primeira turma

A coordenação e os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso – Mestrado em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA se organizam para realizar as atividades que dão início ao processo de formação no curso. No dia 1º de agosto de 2016 mestrandos da primeira turma serão acolhidos pela direção da universidade e docentes. Neste mesmo dia, docentes e mestrandos recebem o Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos, Vice-Coordenador da Área Interdisciplinar – Sociais & Humanidades da CAPES, que proferirá palestra intitulada “A Área Interdisciplinar e os desafios para a pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em fase inicial”.A semana seguirá com momentos de orientação dos discentes sobre o Projeto de Curso e sobre aspectos administrativos presentes na trajetória de formação. Os docentes do Programa participam ainda de encontro e reflexão sobre “A Ética na Pesquisa nas atividades da Pós-Graduação”, atividade esta coordenada pela Profª Deise Juliana Francisco, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e docente permanente do curso.No dia 03 de agosto iniciam-se as disciplinas organizadas para o primeiro semestre.Destacamos que este é o primeiro curso interdisciplinar acadêmico inscrito na Câmara II da CAPES – Sociais & Humanidades que inicia com a atribuição da nota 4 na UFERSA, circunstância que surge como resultado de um trabalho que o coletivo do programa pretende potencializar, o que requer todo cuidado e empenho com a qualidade da formação que vamos oferecer para a comunidade.

3 de fevereiro de 2016. Visualizações: 4941. Última modificação: 21/04/2024 13:57:09