Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

A proposta de autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições se organiza de modo a favorecer a experiência inter/transdisciplinar e a construção coletiva da experiência de formação.
O método de autoavaliação que empregamos até o presente momento considera o diálogo e a atenção às potencialidades e aos problemas identificados na análise e reflexão sobre as escritas que registram os resultados da experiência de formação e produção do curso de mestrado.

Construímos e estamos a fortalecer a metodologia e os procedimentos utilizados na autoavaliação, considerando as diferentes dimensões que são importantes para o coletivo do PPGCTI e que seguem as diretrizes da área interdisciplinar: operacionalização do projeto político pedagógico; aprendizagem e produção de discentes, egressos e docentes; processos formativos inovadores para docentes e discentes (disciplinas, seminários nacionais do PPGCTI, cursos, oficinas); acompanhamento e fortalecimento da atividade de orientação das pesquisas em andamento; acompanhamento e reconstrução da experiência da pesquisa no diálogo continuado com as comunidades e, por fim, a articulação das ações com as políticas e projetos definidos na universidade,
A metodologia empregada é fortalecida na tecitura de conversações continuadas entre docentes, mestrandos/as e equipe da secretaria que dá suporte às ações. Temos, ainda, com ênfase nas ações de autoavaliação do PPGCTI, a interconexão dos projetos de pesquisa intervenção com a comunidade interna e externa envolvida no conjunto de estudos realizados, pois pesquisas emergem dos principais problemas advindos da experiência dos sujeitos, coletivos e instituições da comunidade.

A Comissão de Planejamento e avaliação indicada pelo Colegiado do programa no ano de 2017 foi composta para o planejamento do ano de 2017 pelos docentes: Remerson Russel Martins, Karla Rosane do Amaral Demoly e João Mário Pessoa Júnior. O representante discente Ramiro de Vasconcelos dos Santos Júnior e os demais membros do colegiado participaram ativamente das discussões e procedimentos indicados no período, experiência que marca o trabalho do PPGCTI desde a sua criação. A coordenação do programa realiza continuamente o diálogo com docentes, discentes e equipe da secretaria dos programas de pós-graduação, de modo a buscar fortalecer o trabalho coletivo e a atitude de colaboração.

26 de setembro de 2020. Visualizações: 600. Última modificação: 06/01/2022 19:25:55