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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

Impacto econômico, social e cultural do programa

O Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições se estrutura a partir de redes de pesquisa e intervenção que interagem diretamente com problemas de nosso tempo.
A qualificação dos projetos de dissertação e a orientação dos docentes tornaram visíveis a ênfase na pesquisa em que os resultados são diretamente devolvidos às comunidades implicadas nos problemas que constituem temas de investigação.
Estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento interagem com docentes e discentes do PPGCTI em busca de participação nas pesquisas em andamento no programa e/ou para que possamos contribuir na discussão e implementação de políticas cognitivas e sociais.
Nossos docentes são chamados por gestores locais e regionais, especialmente dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, como pudemos inserir nos projetos de extensão e pesquisa em andamento para subsidiar a construção de projetos e ações efetivas em torno de problemas cruciais para as comunidades.
O Programa sustenta uma orientação multiprofissional e interdisciplinar. Estando inscrito na Câmara II, Sociais e Humanidades, investe na alta qualificação intelectual e científico-tecnológica de profissionais de diversas áreas (ciências sociais aplicadas, ciências humanas, educação, saúde, entre outras), na investigação científica e produção de tecnologias voltadas às demandas contemporâneas. Atenta-se ao papel social relevante da pós-graduação no contexto da produção de conhecimentos e no conjunto de ações desenvolvidas por pesquisadores em instituições públicas de ensino.

1. DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDA NO QUADRIÊNIO QUE REFORÇAM A INSERÇÃO SOCIAL DO PROGRAMA
– Proposta do curso, área de concentração e linhas de pesquisas: a perspectiva interdisciplinar do mestrado associada a área de concentração e linhas de pesquisas, agregam um grupo de docentes e discentes engajados na realização de pesquisas e processos educativos inovadores no campo das políticas cognitivas e sociais; além disso, busca cada vez mais estimular a participação da comunidade local nas atividades desenvolvidas.
. A vinculação dos projetos e ações do Programa com as necessidades advindas da sociedade – dimensões econômica, social e cultural.
– A demanda seguiu crescente de profissionais de diferentes áreas que buscam em todos os anos participar do processo seletivo do programa.
– A grande procura de candidatos para o mestrado do PPPGCTI em suas quatro edições, reforça o trabalho realizado e mobiliza o interesse dos profissionais pelo campo interdisciplinar que interage com campos temáticos presentes no projeto do curso. Tivemos em 2020 94 inscritos para 13 vagas; em 2019, as 17 vagas ofertadas foram disputadas por 81 inscritos das mais diversas áreas; em 2018 125 candidatos concorrem às vagas no programa e, em 2017 tivemos 79 candidatos.
– Pesquisas e intervenções que interagem diretamente com problemas e demandas sociais: os projetos de pesquisa em andamento e as dissertações defendidas das três últimas turmas tornaram visíveis a ênfase aos resultados e produtos interligados à realidade das comunidades e problemas que constituem temas de investigação. O coletivo tem atuado diretamente em ações direcionadas à promoção de processos e práticas, como:
i) desenvolvimento e integração de tecnologias leves e duras, tecnologias assistivas em diferentes contextos no social – saúde, educação, segurança e gestão;
ii) educação inclusiva;
iii) expressões e intervenções artísticas e culturais, teatro científico;
iv) gênero, violência e cidadania;
v) saúde mental e saúde coletiva;
vi) gestão estratégica e organização das instituições;
vii) acesso e preservação do patrimônio cultural de comunidades do semi-árido.
– Atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos docentes: e palestras, cursos, estudos em diferentes universidades nacionais e estrangeiras; práticas disciplinares em serviços de saúde junto à população local; ações de extensão junto à escolas, serviços públicos, e outros; elaboração de projetos, ações de extensão e intervenção voltadas às problemas cruciais para as comunidades; eventos gratuitos; Edital para aluno especial, e outros.
– Inserção dos egressos no mercado de trabalho: o PPGCTI tem 36 mestres formados no quadriênio; grande parte dos egressos mantém vínculo profissional, especialmente na área de ensino e pesquisa, tais dados demonstram um importante indicador de formação e inclusão social. Assim, é possível observar o engajamento social e a responsabilidade com que docentes e discentes participam do programa junto às comunidades locais.
Nacionalmente, nossos docentes são igualmente convidados a ministrar cursos e palestras em torno de temas que interagem diretamente com graves problemas que requerem toda nossa atenção e cuidado.

 

PRODUÇÕES DOCENTES E INSERÇÃO SOCIAL

– DEISE JULIANA FRANCISCO realizou palestras em diferentes universidades brasileiras sobre o tema da Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Além de palestras e minicursos, a docente publicou capítulos de livros relacionados ao tema. O link a seguir se refere a uma das programações < https://3smhlrp.wixsite.com/site>;
– FRANCISCO MILTON MENDES NETO desenvolveu cursos e palestras sobre a integração de tecnologias para a promoção da saúde mental e da educação. Suas produções em língua nacional e estrangeiras dão visibilidade ao trabalho, ao mesmo tempo que fortalecem a inserção social do programa em âmbito nacional e internacional;
– JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR organizou e desenvolveu palestras abertas à comunidade, desde o primeiro momento em que passou a integrar a UFERSA. O docente discutiu temas como: saúde mental e práticas de redução de danos junto à usuários de álcool e drogas, tecnologias leves e promoção da saúde mental;
– GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA desenvolveu ações extensionistas abertas à diferentes comunidades sobre o patrimônio cultural presente em cidades circunvizinhas à Mossoró, de modo a fortalecer práticas de proteção à produção histórica e cultural da região;
– KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY subsidia atividades em diferentes municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará que se interessam pela execução de políticas Públicas e Cognitivas direcionadas à promoção de práticas de cuidado e aprendizagem em circunstâncias de sujeitos que apresentam transtornos mentais e/ou sofrimento psíquico. Destacam-se os municípios de Mossoró, com ação direta em cinco instituições de saúde mental; Icapuí, com ações diretas em entidades comunitárias; Angicos e Caraúbas – ações de formação junto à educadores e profissionais de diferentes áreas que se interessam pelo tema da promoção da saúde mental.
Estas ações podem ser visualizadas no site: https://oficinandoemrede.ufersa.edu.br/
– BRUNO DE SOUSA MONTEIRO se dedica na formação de estudantes, profissionais e educadores que tratam do tema da construção de práticas inovadoras de aprendizagem com integração de tecnologias informáticas, com ênfase para metodologias de Educação a Distância;
– RAIMUNDA HERMELINDA MAIA MACENA integra projetos e ações no estado do Ceará, Rio Grande do Norte e mesmo ações internacionais de formação e orientação de comunidades em torno de problemas no campo da saúde coletiva;
– YÁKARA VASCONCELOS PEREIRA foi docente do programa até o segundo período de 2019. Integra projetos e ações que interagem com problemas presentes nos processos e relações de trabalho de empresas, projetos de pesquisa e extensão que conta com a participação de importantes pesquisadores de outras universidades. As ações desenvolvidas pela docente envolvem gestores e trabalhadores de organizações empresariais.
Ações de cooperação com empresas da região, conforme documento inserido no link:
https://proplan.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/7/2017/03/act-sebrae-aditivo.pdf
– THADEU DE SOUSA BRANDÃO – fundou e deu seguimento, até o seu falecimento em 2020 a o reconhecido Observatório OBVIO RN para monitoramento de dados referentes à violência no estado.
O OBVIO publicou em dezembro de 2019 estudo sobre dados da violência no RN nos últimos 8 anos.
Maiores dados sobre este importante trabalho encontramos no endereço: <https://assecom.ufersa.edu.br/2019/12/03/obvio-publica-estudo-sobre-dados-da-violencia-no-rn-nos-ultimos-8-anos/>

Destacamos, ainda, alguns projetos que se organizam em torno dos temas:
– educação inclusiva: mobilizando profissionais da educação básica, educação especial e saúde mental;
– violência: projetos que incidem diretamente na temática da segurança, violência e direitos humanos;
– gestão de organizações: estratégias, prestação de serviços e tecnologias;
– saúde mental e tecnologias informáticas, desenvolvimento de tecnologias que promovem melhorias nas formas de interagir, cuidar e aprender;
– o tema do envelhecimento e as formas de cuidado e acolhimento;
– materiais e tecnologias disponíveis no cuidado com a vida humana;
– práticas criativas, cultura e promoção de melhorias nas formas de viver e conhecer; Estes são apenas alguns, entre tantos outros campos temáticos de abrangência do curso, como podemos afirmar no desenvolvimento dos primeiros projetos, já qualificados no PPGCTI.
É possível observar o engajamento social e a responsabilidade com que assumimos, os docentes e discentes do programa, a tarefa de devolver às comunidades tudo o que estas nos oferecem enquanto pesquisadores de instituições públicas e pesquisadores em formação.

AÇÕES DE PESQUISA E INTERVENÇÃO SOCIAL REALIZADAS NO QUADRIÊNIO: destaques de discentes com docentes

– Leonardo Magela Lopes Matoso desenvolveu nos anos de 2016 a 2018 estudos e práticas sobre “O efeito da musicoterapia organizacional na redução do nível de estresse de profissionais da saúde de um hospital público” orientado pela Profª. Drª AGOSTINHA MAFALDA BARRA DE OLIVEIRA que integrou o quadro docente e atualmente é participante externa do PPGCTI.
– Ulisséa de Oliveira Duarte discute sobre o Desenvolvimento e validação de tecnologia leve para favorecimento a garantia do dever de cuidado com idoso no município de Mossoró-RN, pesquisa orientada pela Profª Drª RAIMUNDA HERMELINDA MAIA MACENA
– Carmem Tassiany Alves De Lima analisa a “Autoeficácia e permanência acadêmica nos cursos técnicos de educação a distância do instituto metrópole digital, campus Mossoró”, pesquisa esta orientada pelo Prof. Dr. REMERSON RUSSEL MARTINS
– Lucélia Kelly Alencar de Medeiros estudou e realiza um trabalho direto na universidade sobre “Saúde mental e bem-estar subjetivo: A influência da avaliação cognitiva e afetiva na construção da saúde mental”, orientada pelo Prof. Dr. REMERSON RUSSEL MARTINS
– Rafael da Silva da Cunha tematiza a produção do CORDEL 2.0: processos autorais e escrita colaborativa em rede, pesquisa orientada pela Profª. Drª GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA
– Cristhiane Marques de Freitas pesquisa sobre “Redes de saberes em educação e saúde mental: encontro de professores com as tecnologias na promoção de modos de aprender e cuidar”, orientada pela Profª. Drª KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
Vanessa Caroline Freire Dantas fez estudo sobre – Desenvolvimento de um robô adaptativo para auxiliar crianças com transtorno de desenvolvimento em seu processo de socialização, orientada pelo Prof. Dr. FRANCISCO MILTON MENDES NETO
– Edjane Mikaelly Silva de Azevêdo pesquisou e realiza ainda hoje intervenções na educação no campo das tecnologias e da aprendizagem. Estudou “A lógica, a linguagem de programação Scratch e a robótica educacional como potencializadoras no percurso do aprendizado em crianças em ensino regular”, orientada pela Profª Drª DEISE JULIANA FRANCISCO

Os estudos e intervenções nas comunidades se ampliam com o ingresso da segunda turma em agosto de 2017 e esta constrói seus projetos sobre temáticas que integram a área de concentração do PPGCTI.
– ano de 2019
– Éberte Valter da Silva Freitas desenvolveu Plataforma para otimização da avaliação geriátrica ampla na Atenção Básica, orientado pelo Profº Dr. REMERSON RUSSEL MARTINS.
– Emanuella Rodrigues Veras da Costa Paiva realiza ações e estudos sobre – A transversalidade da educação ambiental: parâmetros curriculares e concepções pedagógicas no curso de física da UERN Campus Central, Mossoró/RN, orientada pelo Profº Dr. ALAN MARTINS DE OLIVEIRA.
– Isabela Góes dos Santos Soares aplicou e produziu estudos sobre Uso de ferramentas tecnológicas em espaços escolares para crianças: uma análise bibliométrica, orientada pela Profª Dra. RAIMUNDA HERMELINDA MAIA MACENA.
– Ivênio do Espirito Santo Hermes Júnior, integrante do Observatório OBVIO RN estudou sobre Macrocausas da criminalidade e da violência: estudo sobre o mapeamento e diagnóstico interdisciplinar de CVLIS – Condutas Violentas Letais Intencionais no Rio Grande do Norte (2011 a 2017), orientado pelo Profº Dr. THADEU DE SOUSA BRANDÃO.
– Jessica Micaele Rebouças Justino realizou pesquisa sobre Qualidade de vida e bem-estar psicológico entre gestantes de risco habitual acompanhadas nas unidades básicas de saúde do município de Mossoró/RN. Foi orientada pelo Profº Dr. REMERSON RUSSEL MARTINS.
– Jordanya Reginaldo Henrique realizou pesquisa envolvendo jogos e saúde mental nas circunstâncias de autismo. Seu estudo – A atenção a si e ao outro na experiência de crianças autistas com os jogos k-hunters e aventura espacial – foi orientado pela Profª Dra. KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY.
– Lucélia Kelly Alencar de Medeiros estudo a própria experiência e construiu importantes conhecimentos sobre – Bem-estar subjetivo: a influência da avaliação cognitiva e afetiva na construção da saúde mental, orientada pelo Profº Dr. REMERSON RUSSEL MARTINS.
– Luísa Maria Nunes da Cunha realizou pesquisa e intervenção no CAPSi. Seu estudo – A Pedagogia no CAPSi: construindo práticas de cuidados e aprendizagens – foi orientado pela Profª Dra. KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY.
– Maria Naftally Dantas Barbosa estudou – Instagram: as publicações de “amigos virtuais” como ativadores do consumo de usuários, orientada pela Profª Dra. YÁKARA VASCONCELOS PEREIRA.
– Monalisa Tatiane de Medeiros Freitas discutiu o tema: Empreendedorismo internacional: a capacidade de inovar no grupo de empresas paraibanas de tecnologia digital, orientada pela Profª Dra. YÁKARA VASCONCELOS PEREIRA.
– Paulo Henrique de Morais realizou estudos importantes sobre – Ensino de ciências e a aplicação da realidade aumentada: experiência numa escola do campo do município de Assú/RN, orientado pela Profª Dra. KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA.
– Ramiro de Vasconcelos dos Santos Júnior realizou trabalho potente no âmbito das produções culturais. O estudo foi intitulado – ONTOHEDU: Ontologia para educação patrimonial e a Profª Dra. Gerciane Maria da Costa Oliveira foi a orientadora

ANO DE 2020
– Adriana Kelly Gomes Girão estudou Autonarrativas no encontro da psicologia com a pedagogia em MORADA NOVA/CE: percursos de promoção da educação inclusiva de crianças com diagnóstico de autismo, sob orientação da Profª Dra. KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY.
– Aline Kartienne Lima de Morais Gurgel fez pesquisa sobre tema inovador – Tecnologia educacional na sala de aula: formação docente no contexto da educação do campo em Mossoró/RN, orientada pela Profª Dra. Gerciane Maria da Costa Oliveira
– Allan Junior Silva Rodrigues discute – Convivência com o Semiárido: uso das tecnologias sociais hídricas em Ouro Branco-AL, orientado pelo Profº Dr. ALAN MARTINS DE OLIVEIRA.
– Ana Claudia de Andrade Costa estudou o tema – No oásis do sertão as promessas da nova era: impactos do agronegócio para as populações do campo na região de APODI-RN (2016-2019), orientada pela Profª Dra. KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA.
– Ana Paula Silva Fernandes Irber desenvolveu estudos de grande relevância e impacto social, com o trabalho Judicialização do acesso à saúde pública: itinerários e experiências de usuários, orientada pelo Profº Dr. JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR.
– Disraeli Freire de Assis fez o trabalho sobre – O papel dos rastreadores de atividade física na prática de corrida de rua entre atletas amadores, orientado pelo Profº. Dr. REMERSON RUSSEL MARTINS.
– Marília de Lima Pinheiro Gadelha Melo fez seu estudo inovador sobre Concepção de aplicativo de participação cidadã e controle social da gestão pública, orientada pelo Profº Dr. BRUNO DE SOUSA MONTEIRO.
– Laryssa Dayanna Costa Ferreira realizou pesquisa e intervenção na saúde mental. O trabalho – As emoções de lidar com o envelhecer e a longevidade na saúde mental foi orientado pela Profª Dra. KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY.
– Layra Nirelly Jácome de Araújo aplicou e validou ferramenta tecnológica. O estudo – Aparelho portátil para auxílio didático na ressuscitação cardiopulmonar (RCP): estudo de validação foi orientado pelo Profº Dr. JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR.
– Rannah Munay Dantas da Silveira discutiu a Gestão democrática e autonomia universitária: uma análise sob a perspectiva da participação feminina na administração da ESAM/UFERSA (1991-2019), orientada pela Profª Dra. KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA – Orientadora

ENGAJAMENTO DOS DOCENTES EM ORGANISMOS DA SOCIEDADE

Docentes do Curso de Mestrado estão engajados em atividades junto a organismos da comunidade que coordenam ações em torno de temáticas centrais já indicadas. Entendemos que este é um dos motivos, entre outros, pelo qual temos a grande procura pelo nosso curso de mestrado por estudantes e profissionais de diferentes áreas de conhecimento e atuação nas comunidades de Mossoró e cidades circunvizinhas, municípios do Rio Grande do Norte e Ceará.
É preciso ainda destacar que pesquisadores de diferentes países e universidades brasileiras integram projetos coordenados por docentes do programa já inseridos no Coleta, o que é importante para o coletivo de docentes e discentes, pois o estabelecimento de redes decorre da potencialidade e grau de inserção social dos projetos e ações que acontecem e seguirão no transcurso da experiência no programa.

O ANO DE 2020 E O ENGAJAMENTO DO PPGCTI NO COMBATE À COVID 19

Nas discussões que fizemos em encontros do coletivo, chegamos à clareza de que esta grave crise é sanitária e interage com o viver que construímos ao longo de nossa história humana. O coletivo de docentes, alunos e técnicos buscou redimensionar as ações, construir formas de cuidado e, ainda, elaborar projetos organizados em estreita conexão com a grave crise sanitária global.
As ações que envolveram e comprovam a inserção do PPGCTI nas comunidades externa e interna, nas organizações e instituições estão bem descritas em outro item do relatório no menu proposto.
Ressaltamos aqui apenas ações diretas, nos âmbitos da pesquisa intervenção que emergiram justamente da prioridade dada no PPGCTI de cuidar neste período / ano final do quadriênio. Foi quando estabelecemos alguns mbitos de trabalho para contribuir com as comunidades e a sociedade em geral no enfrentamento da pandemia:
– Todos os docentes do PPGCTI passaram a atentar ainda mais para as condições de saúde dos seus orientandos, de modo a dar suporte e clarear sobre os cuidados necessários. Assim, pudemos garantir a quase totalidade das defesas nos prazos regimentais.
– Profª Karla Rosane do Amaral Demoly e Profª Maria Aridenise Macena Fontenelle ampliaram os estudos e a pesquisa com comunidades atendidas nos campos da saúde mental e da educação inclusiva.
As práticas de cuidado e estudos sobre como elas se modificam em um contexto de pandemia requerem revisão e uma atenção redobrada.
Em 2020 oficinas e encontros com comunidades atendidas aumentaram como demanda e inúmeros projetos de pesquisa, já indicados no item 2.4, foram desenvolvidos, estas ações estão relacionadas ao amplo Programa de extensão, Pesquisa e Ensino intitulado Oficinando em Rede. Em 2020, a UFERSA determinou a necessidade de reconstrução da proposta para que comunidades, estudantes e pesquisadores dessem continuidade na forma remota.
As escolas da educação básica vivenciaram em 2020 e seguiram em 2021 processos e buscas na direção de garantir o trabalho remoto. Projetos e produtos derivados destes estudos estão indicados no item sobre a Covid.
Entendemos que, para garantir a conservação do viver de alunos, docentes e técnicos administrativos precisamos também considerar como impacto social do programa esta atenção para a dimensão subjetiva da experiência do conhecimento, o que traz como efeito a potencialização dos processos de produção científica.

 

17 de janeiro de 2021. Visualizações: 806. Última modificação: 06/01/2022 17:32:29