Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

Os resumos e trabalhos enviados ao II Seminário poderão interagir com os seguintes eixos temáticos:

EXPERIÊNCIAS HUMANA, SOCIAL E TÉCNICA

Este eixo de discussão acolhe estudos que analisam os processos cognitivos, modos de subjetivação contemporâneos e as mudanças que as tecnologias promovem nas instituições e na experiência humana, as metodologias e processos organizacionais na sociedade. Privilegia o diálogo das ciências humanas e sociais com as ciências que se encarregam da invenção técnica. Reunirá trabalhos que examinam a relação entre as experiências humana, social e técnica, contemplando uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa.

ARTE, CULTURA E TECNOLOGIAS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

O objetivo deste GT é proporcionar um espaço para a discussão de trabalhos que problematizem os campos das artes, da cultura e das tecnologias pensando as interfaces e articulações entre esses campos. Dadas as transformações que se operam nas práticas artísticas e culturais em acoplamento aos múltiplos dispositivos tecnológicos, propõe para o II Seminário Interdisciplinar do Programa de Cognição, Tecnologias e Instituições um debate privilegiando as seguintes questões: 1) constituição de redes de criação, aprendizados e colaboração envolvendo dispositivos tecnológicos e em ambientes online; 2) digitalização de serviços e bens culturais na era do capitalismo cultural-digital; 3) os limites indefinidos entre a arte digital e as artes de museus e galerias, considerando a relação entre práticas artísticas em museus e redes digitais; 4) os temas da autoria, unicidade e reprodução em artes que envolvem tecnologias.

REDES SOCIAIS, MODERNIDADE LÍQUIDA E DIREITOS HUMANOS

No âmbito da chamada “Modernidade Líquida”, onde as mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas estão sujeitas a uma série de compreensões e interpretações, principalmente na visão que as Ciências Sociais e as Ciências Humanas se colocam, como pontos de observação privilegiados em que as redes sociais e as tecnologias informacionais são palco de uma nova percepção do “Homem/Mulher”, principalmente no que se referem às opiniões e demais ideias que circulam nesses espaços. Pensar a intersecção das tecnologias com as várias problemáticas que circundam a cidadania e os direitos humanos (violência física e simbólica, dentre outros) é o objetivo deste Grupo de Trabalho, abarcando as mais diversas áreas do saber de forma interdisciplinar e dialogada.

TECNOLOGIAS APLICADAS À SAÚDE E À EDUCAÇÃO

Este eixo de reflexão acolhe pesquisas que envolvem processos cognitivos que acontecem nos campos da Saúde e da Educação e suas transformações quando envolvem diferentes tecnologias.

DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE

Espaço para a socialização de conhecimentos advindos do desenvolvimento, aplicação e aprimoramento de processos educativos e de estudos ambientais na experiência dos sujeitos e das instituições sociais.

ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Estratégias organizacionais, sejam do nível de negócios, corporativo, das áreas funcionais, dentre outras, fazem parte dos temas abordados neste grupo de trabalho. No âmbito dos processos de gestão nas organizações, temáticas a respeito do comportamento do consumidor, marketing, estrutura organizacional, gestão de serviços, sustentabilidade, finanças, gestão de pessoas e diversos aspectos do campo da Administração são discutidas neste eixo temático.

16 de outubro de 2018. Visualizações: 961. Última modificação: 17/10/2018 14:42:05