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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PPGCTI UFERSA

  1. MISSÃO

O Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições é um programa interdisciplinar de pós-graduação stricto sensu que tem como missão oportunizar à comunidade formação de alto nível no Curso de Mestrado e de Doutorado acadêmico. Tem como propósito a produção de conhecimentos na Área de concentração Cognição, Tecnologias e Instituições o que significa saberes, conhecimentos e tecnologias inovadoras envolvidas na reflexão sobre os modos de cognição contemporâneos, as estruturas e estratégias nas organizações e o desenvolvimento de tecnologias para potencializar a experiência dos sujeitos, com ênfase nos processos cognitivos e afetivos vividos nas diferentes instituições sociais.

A razão de existência do programa é a construção de pesquisas de alto nível, soluções para o enfrentamento de problemas vividos no tempo presente, característicos das experiências de sujeitos e coletivos nas organizações e instituições da nossa sociedade nos âmbitos regional, nacional e internacional. Nossas pesquisas discutem temáticas diversas que estão interconectadas com a área de concentração do programa e as respectivas linhas de pesquisa: 1. Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade e 2. Experiências humana, social e técnica.

O Programa também se propõe a qualificar docentes para o Ensino Superior, ao realizarem nos Cursos de mestrado e de Doutorado formação stricto sensu acadêmica e interdisciplinar, docentes que compreendem a necessária articulação entre as ações de pesquisa, ensino e extensão universitárias, ações estas características da experiência de formação na educação superior que está comprometida em promover melhorias no viver de sujeitos e coletivos em nossa sociedade.

O PPGCTI desenvolve estudos e soluções que subsidiam, por exemplo:

  • o trabalho desenvolvido no Observatório da Violência do RN;
  • a efetivação de políticas de acessibilidade e de educação inclusiva nas instituições da Educação em seus diferentes níveis;
  • construção de conhecimentos, metodologias e tecnologias para a avaliação da efetividade de diferentes políticas públicas e sociais, tecnologias utilizadas em municípios e que podem ser empregadas em estados e mesmo em nosso país: educação, cultura, habitação, turismo, saúde coletiva e comunitária, com foco no fortalecimento de processos de inclusão social;
  • tecnologias, arte e ciência, em uma visão ampliada, para transformar circunstâncias de vida e conhecimento em diferentes organizações e instituições da sociedade: percurso de mulheres puérperas, trajetória de professores na educação básica, processos de viver junto a comunidades indígenas, pessoas com deficiência, entre outros coletivos e organizações da sociedade;
  • conhecimentos construídos em percursos e cartografias sobre a experiência de sujeitos que vivem em circunstâncias de vulnerabilidade em nossa sociedade: mulheres vítimas de violência, pessoas pretas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, entre muitas outras pesquisas em andamento e/ou já construídas nos sete anos de existência do Programa de Pós- Graduação.

Dados que comprovam o cumprimento de nossa missão estarão inseridos nesta proposta de APCN dedicada à abertura do Curso de Doutorado, documentos anexados que visibilizam os anais dos cinco Seminários Internacionais e Interdisciplinares realizados pelo programa e outros processos de formação financiados pela Capes, Fapern e pela universidade, com produções científicas e o resultado do trabalho de discentes e docentes, entre outras documentações.

O diferencial de nosso programa, expresso por discentes, docentes, técnico administrativos e outros membros da comunidade interna e externa, sujeitos e coletivos que participam de diferentes momentos de formação e de construção coletiva no PPGCTI, é a dimensão do cuidado e do afeto catalisador no percurso de formação, dimensão esta que consideramos urgente e necessária na pós-graduação no tempo presente. Autonarrativas de discentes, docentes, técnico administrativos da equipe de secretaria e administrativa, comunidade externa envolvida em ações afirmativas do PPGCTI, entre outras, são sistematizadas nos encontros de autoavaliação do programa e comprovam este operar do afeto e acompanhamento que faz emergir potência na ação no transcurso da experiência de formação no PPGCTI.

Outro diferencial é a realização de estudos envolvendo a participação e a intervenção em problemas característicos das experiências humana, social e técnica presente em diferentes organizações e instituições da sociedade.

Importante, ainda, ressaltar: o potencial para a concretização de cooperações nacionais e internacionais e para a captação de financiamentos necessários ao desenvolvimento de importantes programas interinstitucionais de pesquisa; a ampliação da produção científica de alto impacto de docentes e discentes nos últimos anos, consolidando as aprendizagens advindas da experiência de orientações de pesquisas stricto sensu ao longo dos sete anos de existência do programa.

O PPG em Cognição, Tecnologias e Instituições, único programa da Ufersa no campo Interdisciplinar Sociais e Humanidades, vem contribuindo com a construção e execução do Planejamento Estratégico da Pós-Graduação, com destaque para algumas ações:

  • Coordenamos o trabalho que resultou na Política de Ações Afirmativas da Pós- Graduação aprovada para toda a pós-graduação da universidade, anexada à esta proposta de APCN – Curso de Doutorado;
  • Acompanhamos, por meio de Comissão eleita para o acompanhamento da efetividade das ações afirmativas no âmbito do PPGCTI, o conjunto de ações e construções necessárias nesta direção: heteroidentificação, escrita de editais e resoluções relacionadas, acompanhamento do percurso de discentes cotistas, construção de livros e produtos relacionados à este percurso que possibilita a efetividade da inclusão educativa na pós- graduação;
  • Integramos o Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade;
  • Cooperamos na composição do conjunto de documentos que resulta na política de auto- avaliação proposta para toda a pós-graduação da universidade;
  • Ampliamos as cooperações nacionais e internacionais firmadas pela Ufersa com universidades nacionais e estrangeiras;
  • Participamos dos diferentes editais de fomento e apoio à pós-graduação que foram ampliados e diversificados nos sete anos de trabalho da pós-graduação na universidade;
  • Cooperamos na composição de alguns editais organizados para a melhoria das atividades de pós-graduação na universidade; seleção de estudantes com a inserção da política de reserva de vagas e ações afirmativas na pós-graduação, professor visitante, professor voluntário, apoio a pesquisa dos estudantes, entre outros.

Buscamos cooperar, aprendizagem urgente e necessária, para o fortalecimento da pós- graduação e mesmo da educação básica e superior em nosso país.

2. VISÃO

O programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições quer se projetar como programa de referência em nosso país no campo interdisciplinar, na medida em que, com as formações stricto sensu no mestrado e em nível de doutorado poderá formar profissionais pesquisadores e educadores aptos a construírem estudos pertinentes que interagem com os mais graves problemas vivenciados pelos sujeitos e coletivos nas instituições sociais.

É fundamental que neste novo momento, com as ações e resultados já alcançados até este ano de 2023, que o PPGCTI possa ofertar à comunidade o Curso de Doutorado, ao mesmo tempo que seguirá atento e fortalecendo as ações no Curso de Mestrado.

Queremos alcançar conceito 5 e seguir projetando a ampliação da nota de nossas avaliações junto à área na Capes nos anos seguintes. Projetamos, ainda, como programa de pós- graduação que conta com docentes, discentes e egressos inseridos em diferentes espaços de ação nas comunidades, contribuindo para promover grandes transformações na realidade da ciência e da educação brasileira. Queremos nos transformar em um programa potente na construção de novos conceitos e entendimentos, conhecimentos e tecnologias necessários para que possamos, ao identificar questões importantes para os estudos interdisciplinares no eixo cognição, tecnologias e instituições, para ampliar a compreensão e nos transformarmos, em congruência, ao estudarmos as experiências humana, social e técnica, de modo que nossas pesquisas e ações de publicização e apresentação dos resultados do trabalho resultem no fortalecimento de redes dedicadas à conservação de um viver em harmonia no nosso mundo comum.

3. VALOR GERADO

O Programa Interdisciplinar em Cognição Tecnologias e Instituições sustenta suas ações de formação e produção científica em uma ética que opera como uma estética do cuidado e do respeito ao outro como legítimo outro na convivência. Compreendemos a ética como modo de enagir no mundo e consideramos algumas premissas na construção do projeto deste programa de pós-graduação, que são:

  • a necessária compreensão de que os processos de produção do conhecimento científico estão interconectados aos processos de viver dos seres humanos, ou seja, ao modo como agimos e conservamos o viver na sociedade;
  • a importância do comprometimento do coletivo de docentes, discentes, técnicos administrativos do programa com a construção de melhorias e transformações em nossa sociedade;
  • fortalecimento de uma cultura de cooperação para o fortalecimento do programa;
  • compartilhamento e transparência nas ações de gestão do programa de pós- graduação de modo a promover a implicação de todos na experiência de formação que oferecemos à comunidade;
  • a construção coletiva e participativa das diferentes ações integradas ao planejamento estratégico do programa, integrado ao planejamento estratégico da pós-graduação na universidade;
  • a valorização, reconhecimento e visibilidade da diversidade humana e cultural;
  • o comprometimento social, de modo a publicizar e difundir os conhecimentos construídos com os sujeitos e coletivos de diferentes organizações da sociedade.

Construímos e daremos continuidade às ações que criativamente configuram ambientes sensíveis de formação, construção coletiva e potente de sabedoria e conhecimentos necessários às transformações que são urgentes em nossa sociedade. O PPGCTI reúne docentes que estão comprometidos com a formação de discentes e, por ocasião do curso de doutorado, estaremos qualificando doutores para atuarem como profissionais e pesquisadores implicados com a construção de soluções para o enfrentamento do que nomeamos como caos civilizatório no mundo comum que vivemos. Pretendemos formar pesquisadores que cooperem, predominantemente, para a compreensão da experiência humana no contexto de uma nova cognição que se anuncia com as tecnologias e as possibilidades de instituição de modos de ser, fazer e sentir nas organizações e instituições sociais.

4. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Estabelecemos e recompomos os 04 (quatro) objetivos estratégicos para o PPGCTI, antes propostos para o quadriênio 2021-2024 e, neste novo momento, já projetando ações para anos seguintes.

Para definir os nossos objetivos estratégicos participamos, como docentes, estudantes e técnicos administrativos, nas instâncias da universidade, da composição do seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional.

É importante ressaltar que a definição dos objetivos em nosso PPG considera

também importante que estes interajam com Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que, no Brasil, “[…] são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil2.

Consideramos nesta atualização dos objetivos neste momento de proposição do projeto de curso de doutorado:

  • o resultado publicado no relatório de avaliação do PPGCTI pela área na Capes, bem como os ofícios, portarias, orientações e recomendações da área e da CAPES;
  • encontro realizado com Participação do Professor Djalma Thurler para aprimorar o trabalho realizado no programa em setembro de 2023

<https://assecom.ufersa.edu.br/2023/09/08/cognicao-tecnologias-e-instituicoes- programa-de-pos-graduacao-recebe-visita-de-representante-da-capes/>.

  • o documento orientador do APCN Interdisciplinar, com ênfase nesta escrita para a apresentação de proposta de curso de doutorado do programa;
  • a ficha de avaliação para a área interdisciplinar.

E nossos estudos interagem diretamente com diferentes objetivos presentes nos Objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ODS. A relação dos projetos de pesquisa inseridos na plataforma PCN possibilita essa compreensão. Indicamos, a seguir, os ODS mais diretamente relacionados com as ações do PPGCTI Ufersa.

  • Erradicação da pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

  • Erradicação da fome

Acabar com a fome e a inanição, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

  • Saúde e Bem-Estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as

idades.

  • Educação de qualidade

Assegurar a   educação inclusiva   e equitativa   de   qualidade, e   promover

2 Maiores dados em: ,https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em 10 out. 2023

oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

  • Igualdade de gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

  • Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.

  • Inovação e infraestrutura

Construir infra estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

  • Redução das desigualdades

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

  • Cidades e comunidades sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Parcerias e Meios de Implementação

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Cada objetivo proposto no PPGCTI considera principalmente estes ODS e se relacionam com os desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufersa (2021-2025)3. Importante destacar que, no que se refere ao alinhamento às diretrizes propostas no Plano Nacional da Pós-Graduação e da nova Avaliação Multidimensional da CAPES, o novo PDI 2021-2025 da Ufersa – UFERSA – PDI. Disponível em: <https://documentos.ufersa.edu.br/wp- content/uploads/sites/79/2022/01/PDI-UFERSA-21-25-FINAL-20_01_2022_COM-A NEXOS.pdf>. Acesso em dez. 2021 –  contempla metas gerais relacionadas aos respectivos eixos de avaliação:

  1. Ensino e Aprendizagem
  2. Produção de Conhecimento
  3. Internacionalização e Inserção
  4. Inovação e Transferência de Conhecimento e
  5. Impacto e Relevância para a Sociedade (e, mais especificamente, para regiões vulneráveis, como é o caso de nosso contexto de semiárido)

Construímos nossos objetivos na composição do planejamento no PPGCTI considerando os eixos de avaliação, macro-objetivos aprovados no PDI da Ufersa e os resultados do relatório de avaliação que recebemos da Capes. Assim, fomos priorizando as melhorias nos indicadores de desempenho que não foram indicados como – Muito Bom

  • Nosso objetivo maior é chegar à abertura do Curso de Doutorado e dar seguimento às ações que permitam a ampliação do conceito de nosso programa.

Indicamos os macro-objetivos definidos no PDI da Ufersa que interage com os eixos de avaliação indicados pela CAPES.

Macro-objetivo 1: promover o dimensionamento e desenvolvimento humano dos servidores.

Macro-objetivo 2: ampliar a oferta e a qualidade da formação superior em nível de pós-graduação.

Macro-objetivo 3: ampliar a produção e difusão do conhecimento para a sociedade.

Macro-objetivo 4: melhorar a infraestrutura das atividades acadêmicas e administrativas.

Macro-objetivo 5: aprimorar os mecanismos de gestão e controle da Instituição.

Macro-objetivo 6: aprimorar a política estudantil no âmbito da Universidade.

Macro-objetivo 7: fomentar ações de internacionalização da Universidade.

Nesta direção, construímos objetivos estratégicos que orientam as atividades do programa.

Objetivo Estratégico 01 – Ampliar o nível de formação ofertado pelo Programa mediante a nova oferta de formação curso de doutorado acadêmico e interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições.

Este objetivo interage com as metas gerais indicadas no PDI Ufersa I, II, IV e V e com os macro objetivos do PDI da Ufersa 1 e 2 indicados.

Objetivo Estratégico 02 – Atingir excelência em qualidade nas diferentes dimensões do trabalho desenvolvido no programa: formação, produção científica, ensino. Este objetivo interage com as metas gerais indicadas no PDI Ufersa I, II, III, IV e V e com os macro objetivos do PDI da Ufersa 1, 2 e 3 indicados.

Objetivo Estratégico 03 – Fortalecer a inserção e o impacto social das construções realizadas no Programa.

Este objetivo interage com as metas gerais indicadas no PDI Ufersa I, II, III, IV e V e com os macro objetivos do PDI da Ufersa 1, 2, 3 e 6 indicados.

Este objetivo interage com um dos pontos cruciais que sustenta a proposta do PPGCTI que é a promoção, por meio de nossos estudos, de profundas transformações na sociedade e fortalecimento de processos cognitivos e desenvolvimento de métodos e práticas direcionadas à inclusão social e ao desenvolvimento local, regional e nacional

Fortalecer a inserção social do programa é central no programa na direção de aproximar a comunidade acadêmica do contexto profissional de atuação dos discentes e dos egressos, principalmente os espaços de educação formal e não formal. Espera-se compreender melhor o impacto social das ações do PPGCTI nesses espaços, contribuindo para uma educação inovadora e transformadora. Ao potencializar essas interações, também busca- se consolidar as parcerias com estas instituições e melhorar a visibilidade do programa na sociedade.

Este objetivo interage com os macro objetivos do PDI da Ufersa 2 e 3 indicados no PDI.

Objetivo Estratégico 04 – Fortalecer a internacionalização do Programa e também a inserção regional, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Este objetivo interage com as metas gerais indicadas no PDI Ufersa 3, 4 e 5 e macro objetivos 3 e 7, também definidos. As ações serão melhor descritas adiante.

INICIATIVAS E METAS

Construímos o planejamento estratégico do PPGCTI nos encontros organizados durante o nosso seminário interno. Metas e ações do programa foram construídas em consonância com a auto-avaliação que realizamos, considerando a busca pela abertura do curso de doutorado na região do semiárido nordestino e a consolidação do programa. Estas construções foram retomadas no ano de 2023, momento de reescrever devido à submissão do APCN do Curso de Doutorado.

Meta 1: Manter e qualificar ainda mais a Proposta do Programa.. Ações estratégicas:

  • Atualizar continuamente as bibliografias disponibilizadas aos discentes;
  • Fortalecer o trabalho de formação de discentes de modo que os docentes sigam aprimorando o fazer coletivo nas diferentes disciplinas e processo de formação inovadores oferecidos pelo programa;
  • Compor projetos coletivos de pesquisa e formação inovadores, a serem subsidiados em editais de fomento;
  • Ampliar ainda mais a participação e cooperação entre grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros nas atividades de formação ofertada na estrutura curricular do PPGCTI.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 2: Fortalecer, conservar as estratégias utilizadas na composição do Perfil do corpo docente, considerando os critérios de compatibilidade e adequação à Proposta do PPGCTI e de modo a manter o equilíbrio na distribuição das orientações entre as linhas de pesquisa.

Ações estratégicas:

  • Garantir a realização rigorosa dos processos de recredenciamento e credenciamento do corpo docente, seguindo as orientações da área interdisciplinar, respeitando a proporcionalidade entre as duas linhas de pesquisa do programa;
  • Incluir entre os critérios para oferta de vagas nos editais de seleção discente a proporcionalidade entre os quantitativos de discentes já ingressantes em cada linha de pesquisa, em convergência com os resultados dos processos de recredenciamento/credenciamento e a análise rigorosa dos resultados da produção científica do programa;
  • Fortalecer ainda mais a cooperação que já existe nas participações em comissões e outras. Dar seguimento às ações de cuidado com o corpo docente neste cenário que vivemos.

Observação: Temos sido o programa com grande demanda para ingresso de novos docentes, nos editais de visitante e outros da Ufersa.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 3: Qualificação da reconstrução e execução do Planejamento estratégico do

programa.

Ações estratégicas:

  • Seguir realizando e fortalecendo a articulação interna do nosso planejamento com as ações e definições do Plano De Desenvolvimento Institucional da Ufersa 2021-2025 e do planejamento estratégico coordenado pela Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e pela congregação dos programas de pós-graduação da universidade, resolvendo as fragilidades que surgem no percurso do trabalho;

Cronograma: Ações em andamento, a serem finalizadas em dezembro de 2023, coordenadas pela Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Meta 4: Reflexão e recomposição de processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do PPGCTI.

Ações estratégicas:

  • Ampliar as dimensões da autoavaliação colocando em prática novos instrumentos para termos a continuidade do acompanhamento dos resultados;
  • Contribuir com a construção da Minuta da Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós- Graduação dirigida ao Planejamento estratégico da pós-graduação da universidade, em fase de análise e reconstrução nos meses finais do ano de 2023. Faz-se necessário melhorar a implementação para o conjunto dos programas de pós-graduação da IES.

Cronograma: finalização das atividades em dezembro de 2023 para aplicação das melhorias de procedimentos e instrumentos no primeiro semestre de 2024.

Meta 5: Melhorar e conservar a alta qualidade e a correta adequação das dissertações/teses, com o rigor e cuidado sempre dedicados na construção dos TCCs interdisciplinares em cognição, tecnologias e instituições relacionados às linhas de pesquisa do programa, na medida em que nossos estudos interagem com os mais graves problemas da região no campo interdisciplinar das sociais e humanidades.

Ações estratégicas:

  • Compor sistematização, empregando metodologia quali e quantitativa, por meio da leitura e análise dos resultados da autoavaliação discente e docente relacionadas à resultados da pesquisa e produção científica, a ser apresentada e discutida pelo coletivo do PPGCTI por ocasião do seminário interno de reconstrução e

acompanhamento do planejamento estratégico que será revisto no primeiro semestre de 2024.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 6. Qualificar a produção intelectual do Programa com a Melhoria dos índices de produção acadêmica de discentes, egressos e docentes nos cursos de mestrado e doutorado como resultado destas melhorias já efetivadas.

Ações estratégicas gerais sobre produção docente/discente/egresso:

  • Manter e qualificar o trabalho da Comissão de Acompanhamento da Produção Acadêmica, constituída por dois docentes e um representante discente;
  • Estimular a participação discente e docente em congressos com abrangência internacional ou nacional para apresentação de trabalhos;
  • Ofertar regularmente disciplina regular não obrigatória envolvendo a produção escrita e publicação científica;
  • Realizar oficinas de formação sobre a produção e publicação do conhecimento científico;
  • Manter e ampliar o direcionamento de recursos do programa para subsidiar o pagamento das taxas de publicação em periódicos conceituados;
  • Estimular entre os docentes o desenvolvimento de trabalhos em conjunto;
  • Promover anualmente workshops e oficinas sobre a produção acadêmica como ferramenta para desenvolvimento e auto avaliação;
  • Dar seguimento e qualificar as ações de acompanhamento à produção acadêmica dos discentes egressos, incentivando a continuidade da participação em grupos de pesquisa e de produção conjunta com os docentes.

Ações dirigidas aos egressos em produções científicas:

  • Ampliar em 20% o IndAutDistEg (índice de egressos autores) nos anos de 2023 e 2024;
  • Ampliar em 20% o IndArtEstSup (índice de artigos no estrato superior) nos anos de 2023 e 2024;
  • Ampliar em 20% o IndCoAut (índice de coautoria docente) nos anos de 2023 e 2024;
  • Ampliar em 20% a ProdTecQual (produção técnica qualificada) nos anos de 2023 e 2024.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 7: Fortalecer e acompanhar, construir encontros e ações coletivas com os egressos do programa.

Ações estratégicas:

  • Fortalecer o instrumento de acompanhamento;
  • Realizar encontros para acolhida e composição de processos de produção científica e compartilhamento de percursos de egressos;
  • Organizar seminários de apresentação para o conhecimento e visibilidade das transformações que emergiram nas experiências de formação stricto sensu, no ingresso em órgãos e instituições de ensino, pesquisa e nas esferas públicas e privadas, integrando os egressos nas ações realizadas no momento presente do programa.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 8: Fortalecer a qualidade das atividades de pesquisa e produção dos DOCENTES.

Ações estratégicas:

  • Ampliar em 20% o índice de produção de docentes nos anos de 2023 e 2024;
  • Ampliar em 20% o IndArtEstSup de docentes nos anos de 2023 e 2024, tomando o qualis CAPES 2017-2020 e submetendo nossas construções apenas para periódicos de alto impacto;
  • Ampliar em 20% o IndCoAut (índice de coautoria docente/discente/pesquisadores nacionais e internacionais) nos anos de 2023 e 2024;
  • Ampliar em 20% a ProdTecQual (produção técnica qualificada) de docentes nos anos de 2023 e 2024.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 9: Qualificar ainda mais o envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no Programa

Ações estratégicas:

  • Construção de programas e projetos de pesquisas interdisciplinares coletivos,

articulados às linhas de pesquisa do programa;

  • Ampliar as reflexões e o trabalho coletivo na docência relacionada às disciplinas ofertadas pelo programa;
  • Dar seguimento à composição de processos coletivos e inovadores de formação, contando com a participação ativa do corpo docente e com aprovação e apoio financeiro de órgãos de fomento, já em andamento.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 10. Dar visibilidade ao conjunto de ações do programa dirigidas às melhorias nas experiências de sujeitos e coletivos nas organizações e instituições sociais, melhorando a compreensão dos resultados das pesquisas desenvolvidas e gerando maior impacto na sociedade e ampliando, fortalecendo o impacto econômico, social e cultural do PPGCTI.

Descrição: Uma meta estratégica de nosso doutorado no PPCTI é abrigar projetos com forte impacto econômico, social e cultural em zonas vulneráveis do nordeste brasileiro pois esse é o nosso contexto territorial. Para isso, já temos uma base sólida de onde partir, pois o programa conta atualmente com atividades científicas nas três áreas acima mencionadas. Nossos projetos de pesquisa, já devidamente documentados, mostram o impacto concreto nas áreas onde estão sendo implementados. Para citar apenas um exemplo, entre outros importantes projetos que estarão inseridos neste APCN, destacamos O projeto “Na ponta dos dedos: uma plataforma digital para abordagem complexa do autismo” contemplado pelo EDITAL 409013/2022-2 LINHA 2 A- CNPq – PRÓ-HUMANIDADES – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades.

Esse projeto em andamento é um projeto em rede e se desenvolve em diferentes campi da UFERSA no Rio Grande do Norte e em Manaus em parceria com a UFAM. Essa pesquisa- intervenção tem evidenciado inovações importantes na abordagem psicopedagógica do autismo como também a inovação tecnológica com o desenvolvimento de duas plataformas para tablets (iOS e android) com funcionalidades inéditas em Tecnologias Assistivas.

Ações estratégicas de estímulo à pesquisa:

  • Captação de recursos internos e externos;
  • Intensificar processo de internacionalização (já vários convênios e cooperações

em construção);

  • Registros de patentes e softwares;
  • Registros de projetos;
  • Registros de autoria;
  • Ampla socialização nas mídias sociais;
  • Acesso à REDCap (Research Electronic Date Capture);
  • Relatório sócio cultural a ser apresentado nos órgãos de comunicação de Mossoró e da região (para explicitar as ações e seus impactos)

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 11: Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do Programa

Ações estratégicas:

  • Consolidar as ações de internacionalização do programa com universidades da Itália, Colômbia, França, Espanha, Canadá e Portugal;
  • Construir redes de cooperação e efetivar novas ações de cooperação junto a países da América Latina, dando continuidade ao Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB Brasil que é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com a apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS);
  • Observação: Acolhemos a estudante Sandra Catalina Moreno Cabezas, da Universidad EAFIT Colombia – período 2022-2023 – Curso de Mestrado. Estaremos acolhendo, vindo da África Ocidental, o mestrando Daniel AVOCEFOHOUN, Université d’Abomey-Calavi / EPAC: Ecole Polytechnique d’abomey – Calavi para que realize seu Curso de mestrado no PPGCTI Ufersa – período 2024-2026;
  • Dar seguimento e fortalecer as ações de cooperação junto aos órgãos públicos, considerando os mais diretamente relacionados aos estudos que realizamos: secretarias de educação, de cultura, de habitação, lazer e de saúde, entre outras;
  • Seguir buscando a cooperação com gestores públicos diretamente envolvidos nas políticas que interagem com os dados alarmantes apresentados pelo IBGE, IPEA e INEP e que visibilizam a situação da educação, da violência, das possibilidades e produção científica no estado do RN.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024, efetivar novas cooperações até o final do ano de 2024.

Meta 12: Formação discente. Ações estratégicas:

  • Dar continuidade às atividades da comissão de acompanhamento dos alunos bolsistas, fazendo cumprir e qualificando o cumprimento da resolução de bolsas;
  • Dar continuidade e qualificar a aplicação da metodologia e procedimentos de acompanhamento e autoavaliação semestral do desempenho discente;
  • Dar continuidade e qualificar a aplicação da metodologia e procedimentos de autoavaliação do desempenho docente pelo discente;
  • Implementar Manual Discente com a descrição das principais responsabilidades e direitos do discente dentro do programa e da universidade;
  • Buscar junto ao Centro de Línguas do Semiárido/UFERSA a oferta de cursos e minicursos de língua inglesa e demais línguas, para que os discentes qualifiquem a produção científica em língua estrangeira e estejam preparados para a efetivação de intercâmbios internacionais.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 13: Capacitação técnica de discentes e docentes Ações estratégicas:

  • Ofertar oficinas e workshops sobre Tecnologias da Informação e Comunicação importantes para os discentes e docentes do programa;
  • Ofertar treinamento sobre o preenchimento da Plataforma Lattes. Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 14: Inserção local, regional e internacional. Ações estratégicas:

  • Articular com a Assessoria de Comunicação da UFERSA a divulgação das ações e projetos desenvolvidos pelos docentes e discentes do programa, com destaque para os impactos sociais e transformações e melhorias advindas da construção dos estudos do programa;
  • Criar os canais oficiais do programa nas principais redes sociais, visando o compartilhamento de informações relevantes com a comunidade;
  • Buscar junto ao Centro de Línguas do Semiárido/UFERSA a oferta de cursos e minicursos de aperfeiçoamento em língua inglesa para os docentes;
  • Viabilizar junto aos docentes do programa que já dispõem de parcerias com instituições internacionais a oferta de seminários virtuais com professores estrangeiros;
  • Viabilizar junto à Assessoria de Relações Internacionais – ARI – e a Pró-Reitoria dePesquisa e Pós-graduação a oferta de seminários com professores estrangeiros;
  • Ampliar as cooperações nacionais e internacionais;
  • Dar continuidade à realização de encontros, seminários envolvendo gestores municipais e estaduais, de modo a compartilhar e subsidiar políticas públicas nas mais diferentes áreas em nossa região.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 15: Desenvolvimento e qualificação das pesquisas desenvolvidas no programa Ações estratégicas:

  • Criação de comissão para acompanhamento da abertura, ofertas e regras de editais de financiamento de pesquisas em níveis locais, regionais, nacionais e internacionais;
  • Orientar, efetivar, ampliar a participação dos docentes e discentes em programas interinstitucionais e de pesquisa, de modo que os grupos de pesquisas ampliem a cooperação nas atividades com membros de outras instituições nacionais e estrangeiras;
  • Fortalecer e ampliar a cooperação entre docentes no desenvolvimento das pesquisas;
  • Integrar e promover a participação dos alunos egressos nas equipes de novas pesquisas coordenadas pelos docentes.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024.

Meta 16. Captar recursos financeiros para apoio no desenvolvimento de projetos de pesquisa e na produção científica dos docentes e discentes.

Ações estratégicas:

  • Ampliar a submissão de programas e projetos de pesquisa, buscando a aprovação nos editais que interagem com os campos temáticos de investigação do programa;
  • Buscar financiamento das pesquisas do programa, que serão ampliadas e fortalecidas por ocasião do curso de doutorado, nas agências de fomento nacionais e estrangeiras;
  • Apoiar e acompanhar a comissão encarregada de ampliar a capacidade de fomento aos estudos do programa.

Cronograma: Ações continuadas, mas com foco no quadriênio 2021-2024. Estar presente com projetos potentes, em todos os editais que oportunizam o fomento às ações do PPGCTI.

ANÁLISE DE AMBIENTE (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS)

Consideramos para compor este item da escrita o planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica ou artística.

O Planejamento interage com as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS , com os dados recentes relacionados à esfera local, regional e nacioal e, ainda com as circunstâncias que vivemos neste nosso mundo comum. Acompanhar e sugerir ações direcionadas ao importante Plano Nacional da Pós Graduação. – PNPG tem sido uma oportunidade para o coletivo do PPGCTI.

O risco maior que percebemos é relacionado ao necessário fortalecimento da democracia, o investimento de recursos em pesquisa e em educação para que nosso povo receba o retorno, a devolução de tudo aquilo que nos oferece, como professores, pesquisadores, discentes e técnico administrativos de uma instituição pública de ensino.

Estamos dedicados/as a construir possibilidades e oportunidades no viver cotidiano do nosso trabalho: a aprendizagem da cooperação, a partilha, o engajamento em comissões e a responsabilidade que temos nas ações de pesquisa e produções neste cenário que vivemos em nosso mundo comum.

APONTAMENTOS RESULTANTES DE AÇÕES DE AUTOAVALIAÇÃO

AS FORÇAS E FRAGILIDADES INTERNAS E AS OPORTUNIDADES E RESTRIÇÕES EXTERNAS

Forças do programa:

  • A diversidade de áreas de formação do corpo docente e discente do programa potencializa novas formas de produção na pesquisa interdisciplinar;
  • As temáticas de investigação e seu potencial de inovação na produção de conhecimento científico de grande demanda no contexto social local;
  • A ética e o respeito na convivência do corpo social do curso, especialmente na condução do trabalho realizado, interagindo com a proposta e os produtos derivados das pesquisas e intervenções desenvolvidas;
  • As linhas pesquisa do programa interagem com a proposta do curso e apontam para o fazer interdisciplinar no campo das ciências humanas e sociais;
  • A presença no quadro docente de pesquisadores com alta produtividade e perfil de pesquisa interdisciplinar;
  • O apoio institucional em termos de apoio e infraestrutura acadêmica, tecnológica e o acervo da biblioteca;
  • Ações de internacionalização do programa com universidades da Itália, Colômbia, França, Espanha, Canadá e Portugal, com novas ações de cooperação sendo construídas junto a países da América Latina – Colômbia e com possibilidade de expandirmos nossas cooperações para países da África – em construção;
  • Forte vínculo dos docentes com a graduação, articulando estes alunos com as pesquisas de pós-graduação;
  • Composição de bancas de defesa do mestrado com avaliadores externos ao programa e conceituados nas temáticas indicadas nos diferentes projetos de pesquisa;
  • Alta demanda da comunidade nos processos seletivos para ingresso no programa;
  • Número grande de discentes de mestrado realizando a defesa dentro do prazo de 24 meses, o que deverá seguir com o rigor e apoio ofertado, por ocasião do acolhimento e trabalho com discentes de doutorado.

Fragilidades do programa:

  • Necessidade de seguir ampliando o percentual de discentes e egressos que

publicam em coautoria com docentes;

  • Necessidade de seguir ampliando o percentual de docentes com melhores índices de publicação em artigos nos estratos superiores de avaliação no qualis. Capes;
  • Concretizar e publicizar o impacto social, cultural e educacional das ações do PPGCTI, em especial os resultados das pesquisas que já impactam e contribuem com políticas públicas e sociais necessárias às comunidades em diferentes instituições.

Oportunidades:

  • Possibilidade de recebimento de alunos da América Latina e da África por meio do Programa de Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB;
  • Sensibilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação às demandas do programa;
  • Possibilidades de intercâmbio de cooperação científica com universidades europeias;
  • Possibilidades de maior articulação entre a pós-graduação e a graduação por meio de ações de extensão;
  • Possibilidades de desenvolvimento de pesquisas que contribuam na compreensão e enfrentamento dos impactos da pandemia de COVID-1 na sociedade e, no presente momento, desenvolvimento de estudos que entendemos favorecem o enfrentamento de estados de fragilização do potencial cognitivo humano nas organizações e instituições sociais;
  • Possibilidades de contribuir com o desenvolvimento loco-regional por meio da formação acadêmica da comunidade.

Inúmeras são as construções de editais de apoio à pós-graduação de modo que docentes e discentes encontram as melhores condições para o fomento de suas pesquisas e produções.

  • ANÁLISE DE RISCOS

O PPGCTI identifica e analisa fatores de risco e constrói soluções, de modo a reduzir os impactos destas dificuldades elencadas.

Indicamos os fatores de risco que destacamos como mais relevantes:

Reduções orçamentárias constantes ao longo dos anos 2016-2021 para as universidades federais e, consequentemente, para as áreas da pesquisa e pós-graduação.

Ações: Transformações em outra direção já são observadas na pós-graduação em nosso país, entretanto, intensificamos nossas proposições de projetos e buscas de fomento às pesquisas, tendo obtido várias aprovações em editais importantes da Capes e do CNPQ que estarão relacionados nesta proposta de APCN.

O que já observamos está se efetivando na atual gestão da Capes e do CNPQ, a abertura de editais de financiamento à pesquisa que contemplem a área interdisciplinar.

Limitação na oferta de bolsas para os discentes, especialmente as necessidades que serão advindas da abertura do curso de doutorado e do nosso propósito de implementar intercâmbios nacionais e internacionais para os discentes.

Ações: Necessidade de ampliar o quantitativo de bolsas, fortalecer e propor à FAPERN a retomada de editais de bolsa para as pós-graduações da região, além de construiro que é essencial, que é a ampliação do conceito de curso, neste momento buscamos, como resultado da próxima quadrienal, atingir o conceito 5.

Falta valorização da carga horária docente dedicada à pós-graduação dentro da UFERSA.

Ação: questionar, nas instâncias da gestão universitária das quais participam vários docentes do PPGCTI, a concentração da agenda com foco mais voltado à graduação e as lacunas ainda presentes na valorização da pós-graduação na universidade. Por exemplo, coordenadores de programa assumem quantitativo de disciplinas na graduação que poderiam ser reduzidas de modo a garantir melhores condições e mesmo ações de cuidado junto ao coletivo de coordenadores.

Quantidade limitada de servidores técnicos administrativos dedicados ao apoio às atividades de pós-graduação.

Ação: Solicitamos, está aprovado e aguardamos neste momento o ingresso de mais um técnico dedicado exclusivamente ao apoio das atividades do PPGCTI.

Cenário de guerras e violências que vivenciamos em nosso mundo comum, circunstância que estudamos e que interage com a responsabilidade da área interdisciplinar

Ações: Aumenta a nossa responsabilidade de produção de saberes e conhecimentos necessários para o enfrentamento do que nomeamos como caos civilizatório. Índices e resultados publicados em relação aos indicadores sociais do estado do RN, onde está situado o programa apontam que o estado do RN apresenta os piores índices brasileiros no que se refere à educação, o que permite sustentar a pertinência das pesquisas e, especialmente, os estudos com intervenção social que realizamos no PPGCTI.

3 de outubro de 2024. Visualizações: 89. Última modificação: 08/10/2024 20:44:11