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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

EIIXOS ORGANIZADORES DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO PPGCTI – UFERSA

A construção epistemológica desse programa passa por uma questão fundamental: vivemos num outro paradigma muito diferente daquele da fragmentação e da lógica do terceiro excluído. Optamos pela matriz epistemo-ontológica da complexidade e, portanto, estamos falando em termos de rede e de complementariedade. Nesse sentido, decidimos em nosso fazer investigativo e docente, trabalhar em redes de cooperação com outros pesquisadores de instituições nacionais e internacionais para potencializar nossas pesquisas. Nesse contexto, apresentamos abaixo as ações desenvolvidas pelos professores do programa, de forma a demonstrar em que medida estamos alcançando nossos objetivos de parceria.

2021 a 2024

 

Breno Barros Telles do Carmo

O docente Breno Barros Telles do Carmo integra grupo de pesquisa de dimensão internacional e organiza um conjunto de ações de pesquisa em cooperação com as seguintes universidades estrangeiras e nacionais:

Universidade do Minho PT

Politecnico di Torino

Fidelitas Universida

Universidad de Costa Rica

Universidad Metropolitana de Honduras

Universidad Nacional Autónoma de Honduras

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal do Ceará.

O Projeto de Pesquisa intitula-se: ICoLearn – Caixa de ferramentas de metodologias de aprendizagem baseadas na Internet e em colaboração para transformação digital e crescimento sustentável

O objetivo geral do projeto é a modernização do ensino superior nos países parceiros, por meio da digitalização de metodologias educacionais e da melhoria da preparação dos alunos para a participação no crescimento sustentável, a fim de aprimorar a transformação digital das instituições de ensino superior na região da América Latina. As atividades e os resultados do projeto ICOLearn incluem a implementação de metodologias inovadoras de aprendizado baseadas na Internet e uma caixa de ferramentas de ferramentas colaborativas composta por: (1) educação baseada em redes sociais (SNE), (2) fábrica de aprendizagem (LF), (3) cocriação de materiais de aprendizagem (COLM), (4) aprendizagem baseada em jogos (GL), (5) virtualidade (V), (6) aprendizagem combinada (BL), (7) projetos integrados (IP) e (8) educação liderada por projetos (PLE); implementação de uma abordagem inovadora para a cooperação com o setor e outras empresas, por meio da ferramenta da plataforma “fábrica de aprendizagem” para aprimoramento da aprendizagem ativa em parceria com o setor para implementar práticas orientadas para o crescimento sustentável.
Financiamento Erasmus
Início em abril/2024
Site: https://icolearn.unah.edu.hn/

 

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2017 a 2020

Breno Barros Telles do Carmo

O docente Breno Barros Telles do Carmo atuou como professor visitante na Universidade Roma Tre, na Itália, em novembro de 2019, com financiamento da universidade parceira italiana. Desta atividade, resultou a publicação conjunta de uma comunicação no 7th Social Life Cycle Assessment Conference, em 2020, além de uma publicação no periódico Susutainable Production and Consumption (JCR 3.66). Desta forma, o professor Breno possui parceria com pesquisadoras da Itália, Gabriella Arcese (Universidade Nicollo Cusano) e Maria Claudia Luchetti (Universidade Roma Ter), além do pesquisador Alejandro Padilla-Rivera, que estava realizando pós-doutorado na Université du Québec à Montreal, Canadá, em 2020. Especificamente no caso da Universidade Nicollo Cusano, foi assinado um termo de cooperação internacional entre a Ufersa e a referida IES (https://assecom.ufersa.edu.br/2020/10/29/ufersa-firma-acordo-de-cooperacao-com-universidade-italiana/).

Destaca-se ainda que o referido docente fez parte da Social Life Cycle Alliance (https://www.social-lca.org/), um grupo de trabalho que envolveu 39 pesquisadores de IES dos diferentes continentes (2017-2020). Este grupo foi criado para o desenvolvimento do projeto de revisão das diretrizes de avaliação social do ciclo de vida, financiado e publicado pela United Nations for Environment Programme (UNEP), tento como resultado o novo documento de orientação para ACV Social em dezembro de 2020 (https://www.lifecycleinitiative.org/library/guidelines-for-social-life-cycle-assessment-of-products-and-organisations-2020/). Atualmente, o professor Breno é membro de uma outra força tarefa da UNEP que está trabalhando com ponderação em ACV – GLAM project (https://www.lifecycleinitiative.org/get-involved-glam-phase-3-launch/ ) (2020-atual).

O professor Breno é ainda revisor de artigos do “The Intenational Journal of Life Cycle Assessment” e do “Journal of Cleaner Production”, além de membro do corpo editorial do “International Journal of Environmental Policy and Decision Making” (https://www.inderscience.com/jhome.php?jcode=ijepdm#:~:text=International%20Journal%20of%20Environmental%20Policy%20and%20Decision%20Making,-This%20journal%20also&text=IJEPDM%20focuses%20on%20environmental%20policy,for%20environmental%20and%20development%20problems).  

Finalmente, o professor vem participando rotineiramente de conferências internacionais, como a 6th Social Life Cycle Assessment Conference, em 2018 na Itália e a International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2019, na Sérvia, além de participar dos encontros da SLCAlliance em 2018 em Pescara (Itália) e em 2019 em Paris (França).

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Francisco Milton Mendes Neto 

O Prof. Milton Mendes que coordena o GPES (Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software do CNPq) tem parceria com a nível internacional com o Instituto de Robótica da Universidade de Valencia, na Espanha, onde fez seu pós-doutorado, com a Universidade de Bucaramanga, na Colômbia, onde coorienta um aluno de Doutorado, com a Universidade de  UMINHO, em Portugal, onde coorienta a aluna Maria de Fátima de Lima das Chagas que faz doutorado em co-tutela nesta universidade, e a aluna de Doutorado Ceres Germana do Programa de Doutorado em Ciências da Educação na Especialidade de Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho. Dessas parcerias tem emergido muitas produções em colaboração mas destaca-se o desenvolvimento do projeto MobileHealth (voltado para área da Saúde) e Blues (voltado para área de turismo). O prof. Milton Mendes também participa, desde 2006, do comitê organizador da conferência EATIS (Euro American Conference on Telematics and Information Systems.), cuja 10a edição foi realizada em 2020 na cidade de Aveiro em Portugal (http://eatis.org/eatis2020/).

Cláudia Rodrigues de Freitas

As docentes Cláudia Rodrigues de Freitas, Deise Juliana Francisco e Karla Rosane do Amaral Demoly integram o “Projeto integrado em rede colaborativa de pesquisa: educação especial, saúde e processos inclusivos” que integram junto as universidades italianas Universidade de Cagliari, Universidade de Bolonha, Universidade de Parma e prevê  a consolidação de laços entre pesquisadores e pesquisas, destacando os processos de despatologização, desmedicalização, desinstitucionalização e dessegregação – na educação, na saúde, na atenção de necessidades especiais e na diversidade humana; busca ainda facilitar aos alunos dos programas de pós-graduação envolvidos e grupos de pesquisa implicados a articulação entre projetos de investigação, desenvolvimento e inovação. Tal integração foi viabilizada a partir da realização do pós-doutoramento da Profª Claúdia que se empenha para potencializar as redes colaborativas e as experiências de pesquisas no mestrado. Na UniCa, o coordenador associado é o pesquisador Antonello Moura do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado Internacional de Pesquisa em Cultura, Deficiência e Inclusão: Educação e Formação), na UniBo, o coordenador associado é o pesquisador Ivo Quaranta do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (Doutorado de Pesquisa em História, cultura e políticas do global); e na UniPr, o coordenador associado é o pesquisador Vincenza Pellegrino do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Sociologia dos processos culturais e comunicativos). 

Gerciane Maria da Costa Oliveira

A Profª Gerciane Maria da Costa Oliveira participa de um coletivo de pesquisadores intitulado “Rede Luso-brasileira Todas as Artes/Todos os Nomes” que mantém parceria com instituições de ensino portuguesas; no últimos mantém contato e interage com o Programa de Artes e Sociologia da Universidade do Porto, através da Pesquisadora Paula Guerra, que esteve em alguns momentos integrando eventos no PPGCTI e, em conjunto as docentes desenvolvem projetos de pesquisas e compartilham publicações científicas. 

João Mário Pessoa Júnior

O Profº João Mário integra o “Projeto de Pesquisa em Rede de Cooperação Internacional com o Semiárido (Rede Precisa)” em parceria junto a Universidade de Bolonha, a Rede AIFO/BRASA, especificamente a partir dos pesquisadores Stefano Simoni (AIFO/BRASA) e Aridigó Martino, da Universidade de Bolonha-UNIBO, tal parceria se capilariza com o coletivo da saúde coletiva nacional, a Rede Unida, que operacionaliza uma ampla articulação sobre “Cuidados Intermediários em Saúde” a partir da experiência italiana, inicialmente o projeto piloto aconteceu em Niterói-RJ por meio da UFF, mas será levado a diversas regiões estados do país, incluindo Mossoró/RN, através da Maternidade Escola Almeida Castro e o PPGCTI.

Karla Rosane do Amaral Demoly 

A Rede de Cooperação Internacional com as universidades portuguesas –  Universidade do Minho, Braga PT e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Vila Real PT, inicia sua construção com ações, ainda em 2014, das atuais docentes permanentes do PPGCTI Karla Demoly e Nize Pellanda. Elas são convidadas à apresentarem estudos no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, informações sobre a participação estão disponíveis no endereço:<http://xiicongressospce2014.utad.pt/wp-content/uploads/2014/08/XII-Congresso-da-SPCE_dia-12-09-2014.pdf>. O evento ocorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Vila Real PT, no período de 11 a 13 de setembro de 2014. Karla Demoly apresentou o trabalho intitulado: “Conversações escritas e invenção de si: uma análise da convergência interativa entre professores e mídias” e Nize Pellanda apresentou o trabalho intitulado: “Cognição e objeto técnico: uma abordagem complexa do autismo”.

Tais encontros favoreceram a tecitura da rede e, já em maio de 2017, a Profª Drª Clara Costa Oliveira, docente da Universidade do Minho veio ao Brasil e participou de atividade inovadora de formação proposta à discentes e docentes do PPGCTI. O tema da aula/seminário foi “Perspectiva da auto-organização: percursos de vida e conhecimento”. <https://assecom.ufersa.edu.br/2017/05/11/pesquisadora-portuguesa-clara-costa-oliveira-profere-aulaseminario-no-ppgcti/>. 

A Profª Karla Demoly dá seguimento à consolidação desta rede de cooperação internacional com ações realizadas durante o pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho – maio de 2018 a junho de 2019. Colaborou com as professoras Clara Costa Oliveira (supervisora) e Custódia Alexandra Almeida Martins, pesquisadoras da UMINHO em atividades de formação, Bancas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Curso de Pós Graduação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Desenvolveu na UMINHO encontros sobre a metodologia da pesquisa intervenção interdisciplinar junto à famílias de refugiados da Turquia, do Iraque e do Congo e em instituições comunitárias na Freguesia de Braga PT

No ano de 2020, a pesquisadora Drª Custódia Alexandra Almeida Martins integrou banca examinadora de Projeto de Dissertação da mestranda Cibelle Gomes Carlos do PPGCTI UFERSA, fortalecendo a rede de colaborações e trabalho conjunto com a UMINHO. 

Outros contatos foram estabelecidos com as Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD) por meio de palestras e cursos. Ainda durante seu pós doutoramento colaborou com ações de formação, à convite da pesquisadora Drª Maria da Conceição Azevedo que coordena o Curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos: <https://www.utad.pt/gform/pos-graduacao-em-cuidados-paliativos/>, desenvolvendo oficinas sobre “Práticas de Cuidado e Cenopoesia para promover aprendizagem e saúde”. 

A Rede de Pesquisa Nacional é ampla nas ações da docente. Pesquisadores da UERN, UFRGS, UFAL, UFC e UFPE  integram o Grupo de Pesquisa “Linguagens, Cognição e Tecnologias” dirigido por Karla Demoly. Suas produções dão visibilidade a esta potente rede que congrega pesquisadores interessados em temáticas no campo de intersecção entre cognição, tecnologias e a promoção da aprendizagem e do cuidado nas instituições. Disponível em: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/14751>.

Nize Maria Campos Pellanda

A Prof. Nize Maria Campos Pellanda coordena o GAIA (Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas) hoje abrigado no PPGCTI-UFERSA, tem parceria com a UCS, UNISC, UFRGS e UFCSPA a nível nacional e com a UMINHO (Lia Oliveira), UTAD (Maria Conceição Azevedo), UVIGO (Margarita Pino-Justi) e CHAPMAN Universty (Peter McLaren) a nível internacional.

Na UMINHO a Prof. Nize tem participado do Grupo de Pesquisa TEACOMPLEX que é um projeto vinculado ao GAIA e ao IE da UMINHO. Devido a esse projeto a Prof. Nize fez na UMINHO dois estágios SÊNIOR nos anos de 2017 e 2018 e a doutorandas Maria die Fátima de Lima das Chagas, sua orientanda, faz doutorado em co-tutela, na UMINHO. Dessas  parcerias tem emergido muitas produções em colaboração mas destaca-se o desenvolvimento de uma  plataforma digital para uso de crianças diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) baseadas nos pressupostos teóricos da complexidade.

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Além dessa dimensão de rede de nossas pesquisas, avançamos também na viabilização financeira dessas parcerias. Um destaque especial desse processo foi a participação de uma docente-pesquisadora de nosso grupo no evento da UNIVERSIDADE DE COIMBRA- FORGES Staff Training Week. Foi um encontro com agências financiadoras europeias com formato muito prático de orientar os representantes dos países presentes em todos os detalhes da submissão de pedidos de auxílio. Esse evento nos oportunizou contatos com pessoas estratégicas destas agências que estão dispostas a ajudar nos processos de captação de recursos.  O que os expositores das referidas agências deixaram muito claro foi a existência de muitos recursos na Europa.  Felippo Sartor, da Universidade de Bolonha, vice-reitor Joaquim Carvalho da Universidade de Coimbra e Sonia Henriques da ISCTE de Lisboa são pessoas-chave neste contexto de internacionalização. Existem projetos específicos do ERASMUS PLUS para educação: reformulação de currículos, reconfiguração de cursos, educação matemática, estudos linguísticos, midia e infância. É preciso buscar parceiros europeus para acessar estes recursos. Temos a UMINHO e a promessa da ISCTE com ênfase na inovação tecnológica. Muita insistência na mobilidade de estudantes, docentes/pesquisadores e funcionários envolvidos com internacionalização e captação de recursos. 

17 de janeiro de 2021. Visualizações: 1077. Última modificação: 01/09/2024 20:24:31