Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: detalhamento das ações do programa

O PPGCTI, através de suas duas linhas de pesquisa, tem interagido e realizado ações diversificadas que englobam a educação básica nacional, seja nas pesquisas, formações, cursos e extensões realizadas por docentes e discentes. Elencam-se, a seguir, algumas das principais iniciativas, projetos, orientações e outros, que potencializam o fazer interdisciplinar em interface com a educação básica, no quadriênio:
– Programa de Extensão “Oficinando em Rede”: as professoras Karla Rosane do Amaral Demoly e Maria Aridenise Macena Fontenelle desenvolvem atividades conjuntas promovidas pelo Programa de Extensão “Rede de Oficinandos na Saúde Mental e na Educação inclusiva”, por meio de pesquisa intervenção, contando com bolsistas de extensão e pesquisa, em instituições de educação e saúde mental, além de Rodas de conversa com a participação de gestores da educação e professores da rede pública de ensino de Mossoró.
– Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA e o Programa Residência Pedagógica: As docentes Gerciane Maria da Costa Oliveira e Kyara Maria de Almeida Vieira, coordenadoras em 2019, além do Profº Francisco Souto, integram o corpo docente do Curso de Licenciatura em Educação no Campo. Nesta direção, orientam discentes de graduação na realização de práticas educativas inovadoras e pertinentes à realidade das comunidades que vivem no campo. Junto ao curso, os docentes integraram o Programa Residência Pedagógica (Edital Capes 06/2018) que objetivou fomentar aos residentes o aperfeiçoamento da articulação teoria e prática mediante vivências concretas da gestão da sala de aula, do desenvolvimento de temas e conteúdos de ensino e avaliação da aprendizagem, de modo a desenvolverem, no âmbito da Educação Básica da rede pública de ensino no semiárido, as competências e habilidades necessárias às exigências do fazer docente contemporâneo; realizaram diversos encontros de formação, eventos e outros com participação de discentes de graduação, professores da rede básica e mestrandos do PPGCTI.
– Projetos de pesquisa, produções e campo de atuação de mestrandos e egressos: entre as turmas de mestrandos e egressos do PPGCTI, destaca-se a presença de profissionais com licenciatura na área de educação, computação, geografia, e outras, alguns deles atuam como professores da rede básica de Mossoró e municípios circunvizinhos, além estado do Ceará.
– Mencionam-se pesquisas que envolveram experiências com uso tecnologias no ensino, a exemplo dos trabalhos defendidos em 2019 – “O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: um estudo fenomenológico sobre os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor em Mossoró” de Richard Fernandes e “Ensino de ciências, realidade aumentada e o aplicativo Sophus: uma experiência numa escola do campo (Assú/RN)” de Paulo Morais, que trouxeram resultados importantes na direção de melhorias na educação básica. Outras pesquisas que debatem processos de aprendizagem na Educação Básica, a educação inclusiva, teatro científico no ensino e uso tecnologias leves e tecnologias computacionais no campo dos fazeres pedagógicos.
Reforça-se o papel do PPGCTI em ampliar cada vez as iniciativas de pesquisas que tematizem sobre a educação básica, articulando a interdisciplinaridade no campo das experiências humanas, do uso das tecnologias diversas e das instituições sociais, além de possibilitar a inclusão de professores em seu corpo discente e em seus processos formativos, através dos grupos de pesquisa, ações extensionistas, eventos, outros.
Os docentes do PPGCTI realizam, ainda, diferentes ações que interagem diretamente com a realidade da educação básica.
Destacaremos algumas das ações e projetos que seguem em andamento.

KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY, DEISE JULIANA FRANCISCO e MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE realizam pesquisa intervenção onde docentes e profissionais de equipes transdisciplinares discutem suas práticas pedagógicas, com o apoio de docentes do PPGCTI. Destacam-se as atividades conjuntas promovidas pelo Programa de Extensão “Rede de Oficinandos na Saúde Mental e na Educação Inclusiva”, em que Rodas de conversa contaram com a participação de gestores da educação e professores da rede pública de ensino.

KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY, DEISE JULIANA FRANCISCO, CLÁUDIA RODRIGUES DE FREITAS e as discentes, atualmente egressas CHRISTIANE FREITAS e LUISA MARIA NUNES iniciaram em 2016 e seguem com estudos e intervenções contando com bolsistas de extensão e pesquisa, em instituições de educação e saúde mental. Os estudos e práticas envolvem profissionais das salas de Atendimento Educacional Especializado onde temos a necessidade de promover momentos de estudo e formação sobre a aprendizagem de sujeitos em circunstância de transtorno de desenvolvimento.
Este trabalho envolve o conjunto das escolas de Mossoró, processos de formação no NTM Mossoró – Núcleo de Tecnologia Municipal, onde docentes e profissionais de equipes transdisciplinares discutem suas práticas pedagógicas, com o apoio de docentes do PPGCTI.
GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA e KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA coordenam o Curso de Licenciatura em Educação no Campo. Nesta direção, orientam discentes de graduação na realização de práticas educativas inovadoras e pertinentes à realidade das comunidades que vivem no campo. Os discentes do curso de Licenciatura vem participando ativamente dos encontros de formação interdisciplinar oferecidos pelo PPGCTI e entendemos que este é um modo potente de contribuir com as práticas em andamento nas instituições da educação do campo.

KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA, além do trabalho direto na formação de professores em escolas do campo, acolheu e orienta o discente PAULO HENRIQUE DE MORAIS que tematiza aspectos envolvidos na integração de tecnologias nos fazeres pedagógicos, pesquisa esta que contribuirá com a análise de experiências de professores e estudantes na educação básica.

DEISE JULIANA FRANCISCO participa ativamente de processos de formação que reúnem educadores do município de Maceió. A docente acolhe estudantes de graduação e pós graduação, profissionais da educação básica, que se interessam pelas temáticas que emergem da tessitura das redes entre saúde mental e educação.
Cabe ainda ressaltar que diferentes projetos de dissertação aprovados e em andamento no nosso programa foram acolhidos justamente porque entendemos que teremos resultados importantes na direção de melhorias na educação básica. Contamos com alguns mestrandos que estão inseridos no campo da educação básica e/ou se interessam por temas de pesquisa que trarão como resultado a potencialização da aprendizagem na Educação Básica, a qualificação dos processos de Inclusão Educativa de Jovens com transtorno de desenvolvimento mediante práticas de cuidado e aprendizagem e, ainda, a integração de tecnologias leves e tecnologias computacionais no campo dos fazeres pedagógicos.

GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA e KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA coordenaram o Curso de Licenciatura em Educação no Campo. Nesta direção, orientam discentes de graduação na realização de práticas educativas inovadoras e pertinentes à realidade das comunidades que vivem no campo.
Os discentes do curso de Licenciatura vem participando ativamente dos encontros de formação interdisciplinar oferecidos pelo PPGCTI e entendemos que este é um modo potente de contribuir com as práticas em andamento nas instituições da educação do campo: escolas itinerantes, ambientes de escolarização, letramento e/ou alfabetização de jovens do campo, entre outros. Os estudantes em formação e as escolas do campo abrangem diferentes municípios do RN.

KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY, MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE e CLÁUDIA RODRIGUES DE FREITAS colaboram em processos de formação em escolas de Mossoró e cidades circunvizinhas. As docentes participam como palestrantes ou ministrantes de cursos sobre temas, como: Educação Inclusiva, Cognição inventiva e tecnologias na experiência de professores de alunos com transtorno de desenvolvimento; Saúde Mental de profissionais da educação. Destacam-se as atividades conjuntas promovidas pelo Programa de Extensão “Rede de Oficinandos na Saúde Mental e na Educação inclusiva”, em que Rodas de conversa contaram com a participação de gestores da educação e professores da rede pública de ensino no ano de 2017, especialmente vindos dos municípios de Mossoró, Assú, Areia Branca, Angicos, Caraúbas – estado do RN e Icapuí, Fortaleza – estado do CE.
Como culminância deste trabalho, temos capítulos publicados no livro intitulado: “Rede de cuidados e aprendizagem na saúde mental e na educação”, publicado em 2017 pela Editora UNIJUÍ – editora universitária criada pelo importante sociólogo e educador brasileiro, Professor Mário Osório Marques, para quem a trajetória de atenção e potencialização das experiências educativas das comunidades é dimensão presente em projetos de formação em educação e, nesta direção, integra a escrita e ação do PPGCTI.

KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA, além do trabalho direto na formação de professores em escolas do campo, acolheu e orientou o discente PAULO HENRIQUE DE MORAIS que tematiza aspectos envolvidos na integração de tecnologias nos fazeres pedagógicos, pesquisa esta que contribuirá com a análise de experiências de professores e estudantes na educação básica.

DEISE JULIANA FRANCISCO participa ativamente de processos de formação que reúnem educadores do município de Maceió. A docente acolhe estudantes de graduação e pós graduação, profissionais da educação básica, que se interessam pelas temáticas que emergem da tessitura das redes entre saúde mental e educação. Na nova turma que ingressou no ano de 2017 temos a presença do discente ADRIANO LUCENA DE GÓIS orientado pela professora Deise que é profissional atuante e dirigente de escola de educação básica.
Cabe ainda ressaltar que diferentes projetos de dissertação aprovados e em andamento no nosso programa foram acolhidos justamente porque entendemos que teremos resultados importantes na direção de melhorias na educação básica. Contamos com alguns mestrandos que estão inseridos no campo da educação básica e/ou se interessam por temas de pesquisa que trarão como resultado a potencialização da aprendizagem na Educação Básica, a qualificação dos processos de Inclusão Educativa de Jovens com transtorno de desenvolvimento mediante práticas de cuidado e aprendizagem e, ainda, a integração de tecnologias leves e tecnologias computacionais no campo dos fazeres pedagógicos.

7. ENCONTROS E AÇÕES PROMOVEM TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE: algumas ações de impacto social e cultural
FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR organizou
I Congresso de Licenciaturas do Oeste Potiguar e I Seminário Institucional do Pibid/Residência Pedagógica, Associados ao II Seminário de Formação Continuada da Ufersa e II Encontro Das Licenciaturas EAD UFERSA
– O docente coordena encontro que mobiliza educadores, redes de ensino de Mossoró e cidades circunvizinhas para promover a reflexão e construir ações conjuntas para a melhoria da educação na região do semi-árido nordestino.
AÇÃO DE EXTENSÃO – INTERC MBIO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: COOPERVIDA, ASA E LEDOC – UFERSA
– GERCIANE MARIA DA COSTA OLIVEIRA convidou diferentes organizações da região que interagem com as circunstâncias e problemas característicos do povo do campo.
SEMINÁRIO DO PROJETO EM REDE DE PESQUISA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM O SEMIÁRIDO – PROJETO REDE PRECISA
– JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR representa o PPGCTI na tecitura de importante rede de cooperação entre universidades brasileiras e italianas no campo de estudos transdisciplinares dirigidos à promoção da saúde.
VIIIª JORNADA DE ESTUDOS DO PROGRAMA OFICINANDO EM REDE
– KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY e MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE dedicam-se no quadriênio a ações continuadas de extensão, pesquisa e ensino que culminam ao final de cada ano com uma grande jornada nacional que tem o propósito de compartilhar os resultados do trabalho e, ainda, ampliar as redes de colaboração entre grupos de pesquisa existentes no país.
Maiores informações: <https://oficinandoemrede.ufersa.edu.br/jepor-2019/ https://oficinandoemrede.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/111/2020/03/JEPOR-2019_anais-3.pdf>.
Mencionam-se outras ações de extensão, pesquisa e eventos realizados por docentes do PPGCTI no quadriênio e que tem forte impacto econômico, social e/ou cultural, como podemos observar nas temáticas:

ALAN MARTINS DE OLIVEIRA
– Na função de Vice-Coordenador realizou o I Ciclo de Oficinas – Diálogo de saberes e planejamento social das paisagens na Aldeia Amarelão – Edital EV236-2019.

BRENO BARROS TELLES DO CARMO
– Criação de uma plataforma web para gestão de hemocomponentes para bancos de sangue: Projeto desenvolvido entre outubro de 2018 e setembro de 2019 (com financiamento da Ufersa).
O projeto atingiu os objetivos previstos e foi objeto de uma matéria no G1/RN, disponível no link: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/bom-dia-rn/videos/t/edicoes/v/professores-e-alunos-da-ufersa-criam-sistema-de-gestao-de-estoque-de-sangue-no-hemocentro/7839043/.
– Implantação e manutenção do software Doar nos hemocentros do estado do Rio Grande do Norte: Este projeto está vigente, tendo sido iniciado em novembro/2019, com previsão de encerramento em outubro/2020.
– “Avaliação Social do Ciclo de Vida: modelagem da subjetividade humana na seleção das subcategorias de impacto” visa desenvolver uma metodologia para seleção de indicadores sociais para medir a performance de um produto na perspectiva da análise do ciclo de vida.
– Proposta de modelo de apoio à tomada de decisão em grupo para gestão de acidentes de trânsito na cidade de Mossoró: Projeto iniciado em 2019 com o objetivo de priorizar zonas (cruzamentos de ruas) de ação para redução de acidentes de trânsito.
Breno organizou também eventos, como:
– 5ª Semana de Engenharia de Produção: evento de extensão que visa aproximar o curso de graduação em Engenharia de Produção da Ufersa com o setor produtivo da região.
– I Workshop de Apoio à Decisão Multicritério: evento de extensão para propiciar à comunidade empresarial conhecimento das ferramentas de apoio à decisão.
– Na função de Vice-Coordenador do evento, realizou o I Workshop de Apoio à Decisão Multicritério, aprovando o apoio via Edital EV107-2019.
– Coordenou a 5ª Semana de Engenharia de Produção – Apoio Financeiro Edital EV013-2019
– É membro do Projeto de Extensão “Proposta de Sistema de Apoio à Decisão baseado em GIS-MCDA para apoiar a tomada de decisão no combate ao mosquito aedes aegypti”.
– É coordenador do Projeto de Extensão “Implantação e manutenção do software Doar nos hemocentros do estado do Rio Grande do Norte”, PJ115-2019.
– É membro do projeto “A Ufersa vai à Escola/A escola vem a Ufersa”, PJ069-2018-2019.

BRUNO DE SOUSA MONTEIRO
– Participou na organização do “VI Workshop Técnico-Científico de Computação – VI WTCC”, evento apoiado em Edital interno – EV002-2020.
– Participou do Projeto “Debate “Mulheres na Ciência”, apoiado no Edital Interno EV174-2019.
– No ano de 2019 participou do “V Workshop Técnico-Científico de Computação – V WTCC”, evento apoiado via edital interno – EV045-2019.

FRANCISCO MILTON MENDES NETO
– Participou na organização do “VI Workshop Técnico-Científico de Computação – VI WTCC”, evento apoiado em Edital interno – EV002-2020.
– Colaborou como Ministrante no “I Encontro Regional de Engenharia de Software”, Evento apoiado no Edital interno EV206-2019.
– Apresentou resultado de pesquisas sobre Jogos informáticos aplicados na promoção da saúde mental na “VIIIª Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Rede, Evento Nacional apoiado via Edital interno – EV074-2019.
– Participou do “V Workshop Técnico-Científico de Computação – V WTCC”, evento apoiado via edital interno – EV045-2019.
– É membro do programa Continuado de extensão, Pesquisa e Ensino intitulado “OFICINANDO EM REDE: artes, cenopoesia e tecnologias na promoção do cuidado na saúde mental”, que conta com apoio interno para execução nos Centos de Atenção psicossocial de Mossoró e cidades circunvizinhas e espaços Públicos.
– É membro, desde o ano de 2015 do programa Continuado de extensão, Pesquisa e Ensino intitulado “OFICINANDO EM REDE: artes, cenopoesia e tecnologias na promoção do cuidado na saúde mental”. O referido programa integra diferentes projetos de pesquisa e extensão. Professor Milton orienta projetos de desenvolvimento de tecnologias para promover a saúde mental, por exemplo, plataforma de jogos para favorecer a interação no percurso de sujeitos autistas.

FRANCISCO SOUTO DE SOUZA JÚNIOR
– Integra o coletivo de docentes que oferece o curso “Experiências de Pesquisa na Infância”, aprovado em Edital Interno – CR077-2018, com execução no ano de 2019.
– Participa como membro do Evento “Seminário Nacional de Boas Práticas em EaD”, aprovado em edital interno EV001-2019.
– Colaborou na execução do “Fortalecimento Pedagógico 2019.1”, como ministrante no evento, apoiado no edital interno – EV023-2019.
– Exerceu a função de Coordenador do “I Congresso das Licenciaturas do Oeste Potiguar (ELOP), II Encontro da EaD, II Seminário de Formação Continuada da UFERSA e Seminário Institucional do PIBID/Residência Pedagógica”, evento que contou com apoio, edital interno – EV110-2019.
– Contribuiu com as atividades de formação, por ocasião da “I Semana de Ciências Exatas e Naturais”, evento que contou com apoio em edital interno – EV085-2019.
– Participou das atividades no evento intitulado “Fortalecimento Pedagógico 2019.2”, apoio edital interno – EV113-2019.
– Integrou as atividades e execução do “II Encontro Acadêmico do CCSAH”, evento de formação acadêmica na graduação dos cursos de Ciências Sociais e Humanas da UFERSA, apoio interno – Edital EV196-2019.
– IV ADIREITÁBEIS: “A Lei da Liberdade Econômica e seus reflexos para as áreas de Administração, Contábeis, Direito e Economia”, evento de formação acadêmica na graduação, Apoio financeiro – Edital – EV197-2019.
– Coordena o projeto que articula o Teatro a aprendizagem, intitulado “Teatro científico como ferramenta de divulgação do ensino de química”, cadastrado sob nº PJ050-2018, execução 2018-2019.

KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY
– Coordena na UFERSA o Programa intitulado “Oficinando em Rede: artes, cenopoesia e tecnologias na promoção de práticas de cuidado em saúde mental”. No ano de 2019 a 2021 conta com apoio financeiro interno, edital de extensão 004/2019. Programa – PG004-2019. Os projetos são tecidos em perspectiva inter/transdisciplinar e já acontecem em três Centros de Atenção Psicossocial de Mossoró, cidades circunvizinhas e no espaço urbano, com intervenções em praças e museus. Distinguimos os três grandes projetos que integram o programa:
“Tecendo Redes de Cuidado e Aprendizagem”. Neste projeto realizamos oficinas com usuários artistas, estudantes, familiares, pesquisadores e profissionais da saúde mental e da educação.
“Oficinando com artes, fotografia, vídeo na saúde mental” e “Oficinando com jogos digitais na saúde mental”.

A proposta do Programa de Pós-Graduação se organiza com forte implicação nos problemas e necessidades de transformação social e cultural.
A pandemia Covid 19 produz este momento grave que vivemos. Como cientistas abrimos espaço para a reflexão sobre como podemos qualificar ainda mais nossos estudos de modo a devolver para nossas comunidades o que ela nos oferece, a oportunidade de produção de conhecimentos pertinentes ao tempo presente.

17 de janeiro de 2021. Visualizações: 947. Última modificação: 06/01/2022 17:33:45