O PPGCTI considera os impactos socioambientais como um tema transversal que compõe uma prática educativa integrada, contínua e permanente. Nesse sentido, é possível destacar as seguintes ações:
1. Ações do PPG voltadas para a recuperação do Rio Grande do Sul:
O PPGCTI se somou à campanha promovida pela gestão da UFERSA, por ocasião dos desastres socioambientais ocorridos em 2024 no Estado do Rio Grande do Sul, com doação de roupas, materiais de cama e banho, produtos de higiene, alimentos não perecíveis e água.
Na página oficial da Universidade, há vários registros desta ação, como por exemplo esta matéria que destaca o envio de dois caminhões-baú com doações arrecadas após grande campanha de divulgação interna e externa em parceria com a Polícia Rodoviária Federal: https://assecom.ufersa.edu.br/2024/05/15/dois-caminhoes-bau-da-ufersa-vao-levar-doacoes-para-vitimas-no-rio-grande-do-sul/. Docentes, servidores técnicos e estudantes se engajaram nessa campanha de solidariedade.
2. A temática dos desastres ambientais nos eventos oficiais do PPGCTI.
Por ocasião da organização e realização do Seminário Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (SCTI), evento consolidado com seis edições, sempre houve inclusão do debate ambiental, na perspectiva humanística, a exemplo da 5ª edição, realizada em 2023, com a conferência “Cognição, Ciência e Vida Cotidiana: as pandemias e o viver que queremos conservar no tempo presente” ministrada pelo Doutor Nelson Monteiro Vaz, professor da UFMG e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, na qual destacou dentre outros aspectos, o impacto dos desastres ambientais na vida humana.
O mesmo seminário, em todas as edições, tem assegurado apresentações de pesquisas científicas, produzidas ou não no âmbito do PPGCTI com a temática ambiental. Os trabalhos com esse viés, via de regra, são alocados no Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade: por uma ciência voltada à transformação e melhorias no viver em sociedade”.
Os programas, anais dos seminários e demais registros destes eventos podem ser acessados no site do programa.
V Seminário: https://ppgcti2023.ufersa.com.br/
VI Seminário: https://ppgcti2024.ufersa.com.br/
3. Pesquisas realizadas no PPGCTI com temáticas ambientais
A rigor, vários PPGs da UFERSA operam com a ideia de saúde única no sentido de conservação da vida de todos os seres vivos e da relação indissociável com os desastres ambientais, em consonância com o que prevê os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas em sua Agenda 2030 (ONU, 2015).
O Brasil é signatário desta Agenda, razão pela qual os objetivos e metas são permanentemente considerados nos projetos de pesquisa do PPGCTI. Na questão ambiental, o Programa, particularmente, encontra conexões com os seguintes:
ODS 3: Saúde e bem-estar;
ODS 6: Água potável e saneamento;
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis;
ODS 13: Ação contra a mudança global do clima;
ODS 15: Vida terrestre.
Reforçamos que cada ODS está interligado, e o combate a desastres ambientais requer uma abordagem integrada e cooperativa que abrange várias dimensões do desenvolvimento sustentável.
O coletivo que compõe o PPGCTI desenvolve diversos projetos que integram os ODS e para efeito de registro destacamos alguns que contribuem com diagnósticos e proposições sobre impactos socioambientais locais, com destaque para os projetos integradores: “Experiências Humana, Social e Técnica: construção de conhecimentos, sabedoria, práticas inovadoras e tecnologias para promover transformações na sociedade” e “Desenvolvimento de conhecimentos, materiais e tecnologias para promover transformações nas organizações e instituições sociais”.
Existem outros projetos de pesquisa que geraram várias produções que se interceptam com os ODS e contribuem com a redução de desastres ambientais, a exemplo do projeto: “Desenvolvimento institucional da HABITAFOR e capacitação de seus colaboradores em regularização fundiária com pesquisa aplicada – REURBFOR, coordenado pelo professor Almir Mariano de Sousa Junior, dentre vários objetivos, faz conexão com o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Em outro projeto do PPGTI, coordenado pelo professor Alan Martins de Oliveira, a questão da convivência com a seca e a dinâmicas das tecnologias sociais hídricas foi abordado, como um dos principais impactos ambientais do semiárido brasileiro: “Convivência com o semiárido – uso das tecnologias sociais hídricas em Ouro Branco-AL”.
Além de vários outros projetos de pesquisa, de extensão coordenados por professores do PPGCTI ou de coletivos e parcerias com outras universidades.
4. Mestra em Cognição, Tecnologia e Instituições Paula Érica Batista de Oliveira, foi convidada para compor a equipe da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, SNDPI, no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, MSHC, no governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, em Brasília-DF.
Neste cargo, a egressa participou da composição escrita do GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA PESSOA IDOSA EM SITUAÇÃO DE RISCOS E DESASTRES Edição da equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da qual a egressa do PPGCTI Paula Érica faz parte.
A Publicação pode ser acessada nos endereços:
- GOV BR
- PPGCTI UFERSA
https://drive.google.com/file/d/14-_0kpZhz6i7sEc3Dl_-XcwONT9nicMe/view?usp=sharing