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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado e Doutorado)

 

Iniciamos o percurso do PPPGCTI com o Curso de Mestrado 

O Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI), inscrito na Área Interdisciplinar, Câmara II Sociais e Humanidades, dispõe de Curso de Mestrado Acadêmico na modalidade presencial e se encontra vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Desde seu início no ano de 2016, o PPGCTI/UFERSA tem se consolidado no cenário da pós-graduação stricto sensu como importante polo catalisador de experiências exitosas no campo do ensino, da pesquisa, do desenvolvimento de tecnologias e da intervenção social. É essencial ressaltar que, nestes primeiros anos de implementação do trabalho do programa no Curso de Mestrado, o coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos dedica-se a um fazer colaborativo e inter/transdisciplinar. O central nas pesquisas em andamento no PPGCTI é a produção de conhecimentos inovadores sobre os modos de cognição contemporâneos, as estruturas e estratégias nas organizações e as tecnologias para melhorias na vida dos sujeitos e coletivos nas instituições e organizações sociais.

 

Professor Antônio Carlos dos Santos  com professores e mestrandos
Vice-Coordenador de Área na CAPES / agosto de 2016
Foto do arquivo PPGCTI

 

 

 

 

 

 

 

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      Arte e Ciência – A conexão entre Conhecer e Viver

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Primeira Turma – 2016 – após conversação com Prof. Antônio Carlos dos Santos sobre o compromisso da pesquisa na área Interdisciplinar – Sociais e Humanidades. (fotos do arquivo PPGCTI)

 

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Histórico do Curso de Doutorado 

A proposta do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido insere-se no contexto das diretrizes e políticas educacionais relacionadas ao fortalecimento da pesquisa em nosso país e na política de Pós-Graduação da Universidade, no tocante à expansão do ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na área Interdisciplinar – Sociais e Humanidades – que configura a experiência do coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos dedicados à produção de transformações nas circunstâncias do viver dos sujeitos e coletivos.

Abaixo: Imagens de dois encontros importantes no percurso de construção do Projeto de Curso de Doutorado

  • Docentes, discentes e egressos com Prof. Djalma Thurler – Coordenador da Câmara II Sociais, Culturas e Humanidades da Capes
  • Docentes com Professores Moacir Franco de Oliveira – colega com expertise em Planejamento e Ellany Gurgel Cosme do Nascimento – Pró Reitora de Pesquisa da UERN, para estudo e planejamento de ações no PPGCTI.


 

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O Curso de Doutorado é pensado desde a nossa experiência junto ao Curso de Mestrado do PPGCTI, em andamento, possibilitando a formação de estudantes no campo Interdisciplinar – Sociais & Humanidades na região. As produções decorrentes se interconectam com graves problemas vividos no Estado do Rio Grande do Norte, região e mesmo em contextos nacional e internacional, já indicados nesta composição escrita por meio de dados presentes nos mais recentes resultados publicados pelo IBGE (2022), IPEA (2023), IDEB (2021) e CAPES (2023), ao indicar as suas ações de formação para que a pós graduação brasileira favoreça profundas, urgentes e necessárias melhorias e transformações nas experiências de sujeitos e coletivos nas instituições. 

O percurso histórico do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições iniciou com suas atividades após a aprovação da CAPES com conceito 4, quando ofertamos o Curso de Mestrado em agosto de 2016. A proposta considera o percurso de mais de 07 anos em atividades de pesquisa de seu corpo docente que, antes mesmo do nascimento do Programa, estava comprometido e já desenvolvendo projetos voltados ao crescimento e ao desenvolvimento regional, local e mesmo nacional. As produções indicadas configuram conhecimentos e tecnologias inovadoras que interagem com temáticas que emergem diretamente nas instituições e coletivos, tais como: inclusão social, inclusão educativa, avaliação da efetividade de políticas públicas em diferentes áreas, violência, metodologias para promover acolhimento e cuidado no trabalho desenvolvido em diferentes instituições da sociedade, dentre tantos outros produtos – artigos, patentes, livros já publicados e que interagem diretamente com a área de concentração do programa e suas respectivas linhas de pesquisa. 

Temos uma responsabilidade que é a de reverter estes dados dramáticos da educação no Estado do Rio Grande do Norte, o que resultou, como todos os pesquisadores puderam acompanhar, em índices alarmantes de violência e igualmente índices muito baixos em Educação. É necessário fortalecer e ampliar as possibilidades de formação em nossa região. O PPGCTI da Ufersa vem se dedicando de modo a construir metodologias inovadoras de formação que vem mobilizando estudantes da região e mesmo de estados vizinhos, em busca da formação nesta proposta de pós-graduação. Ao mesmo tempo em que aprimoramos os processos de autoavaliação e de planejamento, criamos estratégias e dispositivos que nos permitem uma visão de conjunto e seguiremos nesta construção. Um diferencial destacado pelos discentes em um recente encontro do programa dirigido às ações continuadas de cuidado com a saúde mental do coletivo, foi de que no PPGCTI eles se percebem escutados e acompanhados efetivamente. Temos discentes e docentes que tomam o bem estar subjetivo, o afeto catalisador, entre outros conceitos, como operadores em suas pesquisas e ações. Constroem práticas de cuidado que são implementadas ao longo dos semestres do curso. O que deverá seguir, com a ampliação para turmas de doutorado.

Sabemos que, no planejamento de nossas ações há todo um acompanhamento e autoavaliação que nos permitiu atentar para as necessidades dos discentes, docentes e técnicos administrativos, a dimensão do cuidado e da produção científica caminham juntas no PPGCTI da Ufersa, aspecto que se refere ao caminho epistemológico que dá suporte às ações do programa. Já o Planejamento Estratégico e as ações continuadas de acompanhamento e interação com a área na Capes nos permite definir metas, analisar indicadores e potencializar a experiência do programa.

Portanto, a proposta do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições é consequência do desenvolvimento do curso de Mestrado, que conta com nota 4 em sua segunda avaliação, tendo recebido a confirmação desta nota em 2017 e, no último quadriênio, 2017-2020.

A OFERTA DO CURSO DE DOUTORADO

No ano de 2017 submetemos uma proposição para o Doutorado, naquela ocasião, efetivamente estávamos de acordo de que o tempo de experiência do programa e os indicadores apresentados pela comissão de avaliação da Capes não permitiam a abertura do Doutorado.  Tomamos a escrita avaliativa, nos concentramos sobre as pistas indicadas e fortalecemos o planejamento do trabalho e as ações estratégicas. Este é um momento no qual os resultados do trabalho do corpo docente e discente justificam a apresentação do projeto de Doutorado que apresentamos nesta escrita, com a comprovação de dados que a acompanham.

No planejamento construído no quadriênio anterior – 2017-2020 – definimos várias ações dirigidas ao conjunto de indicadores que integram a avaliação da pós-graduação na nossa área Interdisciplinar e o coletivo do programa esteve dedicado, até este ano de 2023, a implementar, acompanhar e avaliar os resultados. Neste novo momento entendemos que temos as condições requeridas para ofertar à nossa comunidade a formação em nível de Doutorado Acadêmico Interdisciplinar.

O PPGCTI é o programa que apresenta grande quantitativo de procura por discentes em todos os anos de edição, informações que estão visibilizadas em nosso site e informaremos como anexo ao APCN para comprovar a grande procura pelo nosso programa em nível de Mestrado Acadêmico, o que acreditamos que irá se repetir com a abertura do Curso de Doutorado. Conforme já referido, em 2023, após pequeno tempo de divulgação, tivemos 63 candidatos concorrentes; em 2022, contamos com 70 inscritos; em 2021 – 77 inscritos; em 2020 – 91 inscritos; em 2019 – 108 inscritos; em 2018 – 125 inscritos; em 2017-; em 2016 – 107 inscritos. 

Temos uma demanda regional que sabemos vai se integrar na experiência do Curso de Doutorado no campo Interdisciplinar com ênfase em Sociais e Humanidades. A proposta do Programa interage com um conjunto de graves problemas e que se interconectam com as pesquisas e produções do corpo docente e discente que resultam na produção de conhecimentos e ferramentas capazes de favorecer transformações nas circunstâncias de vida dos seres humanos, do trabalho nas organizações da sociedade e na produção de tecnologias associadas à experiência dos sujeitos e instituições, ainda tão frágeis em nosso país e, em especial, na região do semiárido nordestino. 

Temos atualmente os resultados de um trabalho que suscita a ampliação das ações do programa, pois nossos mestres formados não encontram as oportunidades de formação, devido à oferta de cursos estarem concentradas apenas nas capitais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, fronteiras, estados vizinhos. Já acolhemos estudantes no curso de mestrado que são oriundos destas regiões do nordeste. 

Em 2021 confirmamos a avaliação obtendo a nota 4 e seguimos direcionando nossas ações para chegarmos ao encaminhamento do projeto de Doutorado.

A seguir destacamos os aspectos analisados por ocasião da primeira apresentação da Proposta do Curso de Doutorado do PPGCTI da Ufersa e indicamos as transformações realizadas. Sobre os resultados de nosso trabalho, destacamos aqueles que interagem diretamente com indicadores exigidos para a abertura do Curso de Doutorado.

MELHORIAS NA COMPOSIÇÃO GERAL DO CORPO DOCENTE

A composição do corpo docente e fortalecimento do quadro permanente no programa se deu ao longo do quadriênio 2017 a 2020, com ações que seguiram no ano de 2022 e 2023. O quadro de docentes permanentes e colaboradores, desde o início das atividades do PPGCTI em agosto de 2016, foi se constituindo de modo a reunir um coletivo de docentes interessados em estudos envolvidos na Área de Concentração – Cognição, Tecnologias e Instituições.

Nessa direção, a composição do corpo docente, os perfis do quadro de docentes que atualmente apresenta a proposta do Curso de Doutorado leva em conta:

  • aderência à área interdisciplinar – Sociais e Humanidades e dedicação às ações de formação do PPGCTI
  • interesse e produção nos campos temáticos de investigação presentes nas linhas de pesquisa
  • dedicação à atividade de pesquisa e à produção científica.

As grandes áreas que integram o programa no quadriênio compreendem: Ciências Humanas (Pedagogia, Psicologia, Sociologia, História e, ainda, docente de Licenciatura em Educação no Campo); Ciências Sociais Aplicadas (Serviço Social, Administração); Ciências da Saúde (Fisioterapia, Enfermagem); Engenharias (Produção) e Ciência da Computação. 

A experiência de construção coletiva resulta na participação dos docentes e discentes em comissões, projetos de pesquisa e de extensão conjuntos, projetos interinstitucionais e estabelecimento de redes de cooperações nacionais e internacionais, cooperação nos grupos de pesquisa, publicações e as disciplinas são, em geral, assumidas por mais de um docente. 

Realizamos, a cada 2 anos, processo rigoroso de avaliação que envolve o recredenciamento e, após análise dos resultados do trabalho e da planilha de acompanhamento da produção docentes, discentes e egressos, definimos o credenciamento de novos docentes. As mudanças e melhorias no coletivo do programa sempre se deram com o cuidado de manter a experiência coletiva que torna-se necessária no trabalho do programa que enfatiza a dimensão coletiva dos estudos da cognição e o fazer inter transdisciplinar. Contamos com um núcleo forte que está no programa desde o seu início, comprometido com a potência deste projeto de formação e pesquisa. Ao mesmo tempo, acolhemos novos docentes em processos que foram orientados pelos critérios indicados na ficha de avaliação da área interdisciplinar.

AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DO CORPO DOCENTE – anos de 2020 e 2022

 – Ao final do ano de 2020 e, depois, em 2022, temos o resultados das atividades, do processo de recredenciamento e credenciamento e de um conjunto de ações com o propósito de atingir os requisitos para a aprovação do Curso de Doutorado para nossas comunidades acadêmicas.  

Destacamos e será comprovado nos anexos e inserções: a ampliação das produções, das Cooperações Internacionais, das Bolsas Produtividade em Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico e a realização de atividades de pós-doutoramento, estas efetivadas por 3 docentes nos últimos 4 anos. Tal etapa de formação constituiu um espaço de enriquecimento pessoal e profissional para as docentes, além de possibilitar intercâmbios nacionais e internacionais no programa, ampliando a rede de cooperação e potencializando as pesquisas existentes. 

O CORPO DOCENTE E O CURSO DE DOUTORADO: ANO DE 2023

No ano de 2023, temos o corpo docente do programa formado por 18 professores, sendo dois colaboradores, os demais professores permanentes do quadro. Selecionamos um docente visitante que deverá integrar o corpo docente do PPGCTI em breve. 

Os docentes estão distribuídos entre as linhas de pesquisa de forma a seis docentes integrarem a linha “Desenvolvimento e integração de tecnologias na sociedade” e oitos docentes atuarem na linha “Experiências humana, social e técnica”. 

Assim como temos a grande busca de estudantes que desejam ingressar no PPGCTI e também as consultas periódicas sobre a abertura do Curso de Doutorado, nos últimos anos tem sido grande o número de pesquisadores que solicitaram o credenciamento no programa. Este processo é realizado com rigor e segue as normas construídas e presentes no regimento geral e, ainda, os resultados de nossa autoavaliação. Temos, como já referido, um núcleo forte que está no programa desde o seu início.

Ingressaram no PPGCTI, como docentes permanentes, docentes com grande potencial de produção científica, manifestando adesão e interesse pelo projeto de formação: 

  • Cláudia Rodrigues de Freitas, nossa colaboradora desde o início do programa, solicitou em 2022 passar para o quadro permanente. Temos importantes redes de pesquisa e cooperação com a professora desde 2016 e também projetos internacionais de pesquisa. A professora foi acolhida no quadro docente em 2022 e iniciou também a orientação de estudantes do programa, integra a Comissão de Ações Afirmativas e a comissão geral que coordenou o percurso de construção da Política de Ações Afirmativas da Pós-Graduação de toda a universidade. 
  • Nize Maria Campos Pellanda, em 2020 (já participante externa desde o início do programa, com diversas produções conjuntas). A partir do recredenciamento de 2022 e, em seguida, de credenciamento, tivemos o ingresso do Professor Ricardo Burg Ceccim no quadro permanente do programa, colega que se destaca nos estudos interdisciplinares no Brasil e no exterior e que fortalece as redes de cooperações nacionais e internacionais, além de contribuir com a construção de redes de pesquisa no nordeste brasileiro;.
  • Almir Mariano de Sousa Júnior, docente do quadro permanente, apresenta com grande produção científica em torno de temáticas que interagem com estudos desenvolvidos no programa. Pesquisador destacado no campo interdisciplinar em seu trabalho envolvendo políticas sociais e políticas públicas de habitação, apresenta produções de alto impacto e é o atual Secretário de Habitação de Mossoró RN.

Observação: Informações sobre a potencialidade das ações e produções dos demais docentes que integram esta proposta de curso, antes já integrantes do corpo docente permanente estão indicadas no site para consulta.

2025 – CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO – PPGCTI UFERSA 

DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDO CURSO DE DOUTORADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES – ano de 2025

Contamos com a ampliação dos indicadores da produção docente e discente neste momento, o que possibilita a apresentação da Proposta de Curso de Doutorado do corpo docente do programa.

Trabalhamos a partir de Programas amplos de pesquisa que aglutinam docentes e discentes das Linhas de Pesquisa do PPGCTI.

50% do corpo docente relacionado no projeto de Curso de Doutorado está dedicado exclusivamente ao PPPGCTI Ufersa: 

Quadro Permanente, exclusivos do PPGCTI/Ufersa

Linha de Pesquisa Experiências Humana, Social e Técnica:

Karla Rosane do Amaral Demoly,  Maria de Fátima de Lima das Chagas, Nize Maria Campos Pellanda e Remerson Russel Martins.

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade:

Francisco Souto de Souza Júnior e Alan Martins de Oliveira.

Quadro Permanente, não exclusivos do PPGCTI/Ufersa: 

Linha de Pesquisa Experiências Humana, Social e Técnica:

João Mário Pessoa Júnior, Cláudia Rodrigues de Freitas e Ricardo Burg Ceccim.

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade:

Francisco Milton Mendes Neto, Deise Juliana Francisco e Almir Mariano de Sousa Júnior.

 

Temos 12 docentes no quadro permanente do Curso de Doutorado.

Docentes colaboradores: Bruno de Sousa Monteiro , Gerciane Maria da Costa Oliveira e Kyara Maria de Almeida Vieira.

  • 20% do corpo docente do Curso de Doutorado é externo ao programa e à IES e conta com a autorização formal e já está integrado desde o início do mestrado às atividades do programa.
  • o corpo de docentes colaboradores e visitantes não ultrapassa 30% do quadro geral de docentes.

Portanto, estamos atendendo aos critérios da área na indicação do corpo docente dos cursos do PPGCTI Ufersa.

PRODUÇÃO DOCENTE COM DISCENTE E EGRESSOS

Este aspecto foi ressaltado em nossa avaliação como necessário de ser transformado e o coletivo esteve dedicado nestas ações, o que já poderá ser evidenciado na inserção das produções conjuntas docentes e discentes, realização de projetos de pesquisa inovadores que contam com financiamento interno e externo, ampliação da produção, entre outras importantes atividades coletivas realizadas nos anos de 2020 a 2023, em curso. Disponibilizamos, além da inserção das produções no sistema Sucupira, um anexo e o link que dá visibilidade ao conjunto de produções de cada docente do programa, onde temos as produções do quadro docente do Curso de Doutorado, considerando os últimos cinco 5 anos.

Temos o acompanhamento em planilha que quantifica, seguindo os índices definidos em nossa ficha de avaliação. Formulário e planilha possibilitam a visibilidade dos resultados de produção, processo que resulta de recredenciamento – a cada 2 anos – e credenciamento, quando necessário, de novos docentes. A composição de quadro docente é cuidada do ponto de vista da produção e da aderência de docentes à proposta do PPGCTI da Ufersa. Temos recebido solicitações de credenciamento, como já indicado, mas cuidamos com atenção e nos orientamos pela nossa reflexão e pelas orientações dos documentos de nossa área.

Temos em mãos os resultados que visibilizam um ranking de produção e contribui para a autoavaliação, pois sabemos aqueles que respondem aos critérios e ao índice estabelecido na área Interdisciplinar. Para a definição da composição do quadro docente para Curso de Doutorado pudemos verificar a produção considerando os últimos 5 anos, entre outras indicações importantes orientadas em nossa área.

Obtivemos a aprovação do curso de Doutorado em setembro de 2024 e iniciaremos a primeira turma em agosto de 2025.

 

DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO 0 CURSO DE MESTRADO EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES – ano de 2025

Trabalhamos a partir de Programas amplos de pesquisa que aglutinam docentes e discentes das Linhas de Pesquisa do PPGCTI.

50% do corpo docente relacionado no projeto de Curso de Mestrado está dedicado exclusivamente ao PPPGCTI Ufersa: 

Quadro Permanente, exclusivos do PPGCTI/Ufersa: 

Linha de Pesquisa Experiências Humana, Social e Técnica:

Karla Rosane do Amaral Demoly,  Nize Maria Campos Pellanda e Remerson Russel Martins.

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade:

Francisco Souto de Souza Júnior , Alan Martins de Oliveira, André Duarte Lucena e Fabrícia Oliveira

Quadro Colaborador, não exclusivos do PPGCTI/Ufersa:

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade: Bruno de Souza Monteiro

Quadro Permanente, não exclusivos do PPGCTI/Ufersa: 

Linha de Pesquisa Experiências Humana, Social e Técnica:

João Mário Pessoa Júnior, Cláudia Rodrigues de Freitas e Ricardo Burg Ceccim.

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade:

Francisco Milton Mendes Neto, Deise Juliana Francisco e Almir Mariano de Sousa Júnior.

Quadro Colaborador, não exclusivos do PPGCTI/Ufersa:

Linha de Pesquisa Experiências Humana, Social e Técnica: Kyara Almeida Vieira

 

 

17 de janeiro de 2021. Visualizações: 2709. Última modificação: 27/05/2025 18:59:17