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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado e Doutorado)

PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PPGCTI

1. INTRODUÇÃO

O Planejamento estratégico do PPGCTI e os processos de autoavaliação que o acompanham são construídos e suas ações executadas seguindo as orientações da Capes, com o destaque para as aprendizagens que construímos em encontros no percurso de trabalho no programa e nos encontros de meio termo da área interdisciplinar.

Para tanto, esta construção busca elementos e subsídios em referenciais teóricos sobre avaliação e planejamento, principalmente as vertentes que adotam uma avaliação democrática  (SPINK, 2001), participativa (BARREIRA, 2002), dentro de uma perspectiva sistêmica e  interdisciplinar (JANNUZZI, 2020). 

Ressaltamos a importância de nossa atenção para os documentos construídos e orientados pela Capes, especialmente aqueles já divulgados e que se referem às avaliações do programa. Destacamos os seguintes documentos que subsidiam o percurso de realização dos processos de autoavaliação e planejamento:

2. METODOLOGIA

A metodologia de autoavaliação e de composição do Planejamento Estratégico que empregamos nas ações do PPGCTI é participativa, sistêmica e envolve o coletivo de discentes, docentes, egressos e técnicos administrativos do programa.

Com base em Djalma de Oliveira (2023), Januzzi (2020), o Planejamento Estratégico proposto no PPGCTI considera estudo e reflexão em torno de documentos, assim como as orientações e análise de resultados de avaliação já recebidos. Destacamos os documentos que sistematizam o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufersa (2021-2025), as diretrizes propostas no Plano Nacional da Pós-Graduação, as orientações da área Interdisciplinar compartilhadas com as coordenações dos PPGs no Seminário de Meio Termo realizado em novembro de 2023, a ficha de avaliação da área Interdisciplinar e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com os quais os projetos do PPG devem interagir em nosso país.

Importante destacar que o PDI da Ufersa (2021-2025) é construído de modo a buscar dar conta de metas estabelecidas no Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2021-2030. 

O PDI 2021-2025 da Ufersa contempla metas gerais relacionadas aos respectivos eixos de avaliação: Ensino e Aprendizagem, Produção de Conhecimento, Internacionalização, Inserção Inovação e Transferência de Conhecimento e Impacto e Relevância para a Sociedade (e, mais especificamente, para regiões vulneráveis, como é o caso de nosso contexto de semiárido).

Ressalta-se a necessidade de compor a política de autoavaliação da pós-graduação da universidade Ufersa, interagindo com as diretrizes, etapas e procedimentos orientados pela CAPES para o fortalecimento dos programas na universidade. A CAPES instituiu uma Comissão com a missão de implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos PPG, ainda em 04 de julho de 2018, com o propósito de trazer orientações para as ações de autoavaliação dos PPG (Portaria CAPES nº 148/2018). Atualmente temos o documento publicado no link 

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/Anexo2.pdf 

Neste, podemos interagir com a metodologia adotada para o novo quadriênio, recentemente publicada e ainda não discutida com as coordenações de programas. Recomendamos a leitura e estudo do documento.

A política de autoavaliação do PPGCTI Ufersa se organiza de modo a favorecer a experiência inter/transdisciplinar e a construção coletiva da experiência de formação. 

As ações de autoavaliação compreendem as seguintes etapas: 

  1. Construção de ações de sensibilização, diagnóstico e proposta de autoavaliação. 
  2. Implementação do Método, procedimentos e instrumentos adotados e análise dos resultados. 
  3. Divulgação dos resultados e discussão dos mesmos com o coletivo do PPG – docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos em encontros organizados na forma de seminários. 
  4. Reescrita do Planejamento estratégico do PPG. 

Durante este quadriênio de 2021-2024 realizamos momentos de sensibilização relacionados ao planejamento e autoavaliação do PPG. Destacamos apenas alguns, como:

  • dia 26 de fevereiro de 2023, encontro voltado à reflexão para fortalecer os processos de gestão e planejamento realizados pelo coletivo de docentes, discentes e técnicos administrativos que fazem o PPGCTI. O encontro contou com o trabalho de importantes pesquisadores de nossa região que vem apoiando as atividades no transcurso da experiência do programa: Moacir Franco de Oliveira – pesquisador 1A, o nível mais alto do CNPq, e, neste ano de 2023, seu orientando Radan Elvis Matias de Oliveira obteve o prêmio tese da CAPES;  professora Ellany Gurgel Cosme do Nascimento é pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN e vice-coordenadora Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP).
  • Seminário realizado em 08 de setembro de 2023, quando pudemos contar com a cooperação de Djalma Thurler, coordenador de nossa área. A análise rigorosa realizada da ficha de avaliação do quadriênio anterior foi muito importante, no sentido de fortalecer os itens nos quais já obtivemos – muito bom – e tratar de recompor metas e ações para que todos os itens atinjam este conceito de excelência.

O método de autoavaliação que empregamos até o presente momento considera o diálogo e a atenção às potencialidades e aos problemas identificados na análise e reflexão sobre as escritas que registram os resultados da experiência de formação e produção do curso de mestrado. Pretendemos fortalecer a metodologia e os procedimentos utilizados na autoavaliação e contamos com a cooperação e implicação de todes que constroem a experiência do programa.

O objetivo geral deste trabalho de realização de processos internos de autoavaliação e atualização do Planejamento Estratégico do PPGCTI da Ufersa é rever metas, estratégias e ações efetivas que possibilitam a ampliação do conceito de nosso PPG para a média 05, o que significa consolidar o trabalho que tem como propósito promover melhorias e transformações nas experiências de sujeitos e coletivos nas organizações e instituições de nossa sociedade.

Propomos aos docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos a participação na composição de dados quali quantitativos que a comissão de autoavaliação do PPGCTI estará organizando para que possamos refletir em novos seminários e oficinas que estaremos realizando ainda no ano de 2024.

Realizaremos seminários internos do programa para estudo e planejamento e, nestes, poderemos analisar novamente: os resultados da avaliação quadrienal anterior; os novos dados quali quantitativos já indicados por ocasião da ficha de recomendação enviada pela Capes como resultado da avaliação do projeto de curso de doutorado; planilhas contendo dados relacionados à produção de egressos e discentes, de docentes; dados que permitem perceber ações de impacto social, educativo, cultural e ambiental; entre outros dados que nos ajudam a observar e refletir sobre a caminhada do programa e estarão subsidiando as adequações e melhorias voltadas à ampliação do conceito do PPGCTI.

Nossos objetivos, na composição do planejamento no PPGCTI, precisam considerar os eixos de avaliação indicados no PDI Ufersa, com os macro-objetivos aprovados e os resultados do relatório de avaliação que recebemos da Capes. Assim, estaremos priorizando as melhorias nos indicadores de desempenho que não foram indicados como – Muito Bom -. Nosso objetivo de chegar à aprovação do Curso de Doutorado foi atingido, conforme resultado publicado pela Capes. Neste novo momento, damos seguimento às ações que permitam a ampliação do conceito de nosso programa.

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO

ATIVIDADES DATA RESPONSÁVEIS
Construção de ações de sensibilização, diagnóstico e proposta de autoavaliação:

  • Planejamento interno e atividades da comissão 
Até 04/11/2024 Comissão de autoavaliação
Implementação do Método, procedimentos e instrumentos adotados e análise dos resultados. 

  • Construção e envio 
  • Retorno dos formulários
  • Organização dos dados 
  • Organização dos Seminários e oficinas 
  • Reunião da Comissão de Autoavaliação
Até 12/11/2024

Até 30/11/2024

Até 06/12/2024

Até 09/12/2024

Dia 09/12/2024 – 09h

Comissão de autoavaliação e coletivo do PPGCTI
Divulgação dos resultados e discussão dos mesmos com o coletivo do PPG – Docentes, discentes e egressos em encontros organizados na forma de seminários.  Até 18/12/2024 Comissão de autoavaliação e coletivo do PPGCTI
Reescrita do Planejamento estratégico do PPG.  Até data indicada pela Capes Comissão responsável

Forrmulários construídos para a autoavaliação

Formulário autoavaliação – Docente 

Formulário autoavaliação – Discente 

Formulário autoavaliação – Egresso

Formulário autoavaliação – Técnico administrativo 

REFERÊNCIAS

BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre. Avaliação participativa de programas  sociais. 2ª ed. Veras Editora, São Paulo, 2002. 

JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de Programas Sociais em uma perspectiva sistêmica, plural e progressista: conceitos, tipologias e etapas. Revista Aval, Fortaleza, v. 4, n. 18, p. 38-61, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/aval/article/view/61649>. Acesso em 03 nov. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CAPES. Plano Nacional de Pós Graduação 2024-2028: documentos preliminar para consulta pública. Brasília: 2023. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/19122023_pnpg_2024_2028.pdf. Acesso em out. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CAPES. Ficha de Avaliação: proposta de curso novo de Doutorado: 170 Capes. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ohz5qJjJt8vO5TpTUbRd4L4ZQdNKRvLA/view?usp=sharing. Acesso em 03 nov. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CAPES. Ficha de Avaliação: quadrienal 2017-2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15n02d3fs0M0A5YEP3x6jDZQYBD9Wug04/view?usp=sharing. Acesso em 03 nov. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CAPES. Ficha de Avaliação da Área Interdisciplinar. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/191bBFPJlbDueGsbhVFFZie-3oKpXXYp_/view?usp=drive_link.  Acesso em 03 nov. 2024.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico. Atlas: 35ª edição, 2023.

SPINK, Peter. Avaliação democrática: propostas e práticas. Coleção ABIA,  Fundamentos de Avaliação Nº 3. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, Rio  de Janeiro, 2001. Disponível em: <https://bit.ly/3lqt2Zh> Acesso em: 15 set. 2023. 

UFERSA. Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufersa 2021-2025. Disponível em: https://documentos.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/79/2022/01/PDI-UFERSA-21-25-FINAL-20_01_2022_COM-ANEXOS-1.pdf. Acesso em: 03 nov. 2024.

21 de dezembro de 2024. Visualizações: 121. Última modificação: 19/05/2025 00:14:44