O Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições se estrutura a partir de redes de pesquisa e intervenção que interagem diretamente com problemas de nosso tempo.
A qualificação dos projetos de dissertação e a orientação dos docentes tornaram visíveis a ênfase na pesquisa em que os resultados são diretamente devolvidos às comunidades implicadas nos problemas que constituem temas de investigação.
Estudantes e profissionais de diferentes áreas do conhecimento interagem com docentes e discentes do PPGCTI em busca de participação nas pesquisas em andamento no programa e/ou para que possamos contribuir na discussão e implementação de políticas cognitivas e sociais.
Nossos docentes são chamados por gestores locais e regionais, especialmente dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, como pudemos inserir nos projetos de extensão e pesquisa em andamento para subsidiar a construção de projetos e ações efetivas em torno de problemas cruciais para as comunidades.
O Programa sustenta uma orientação multiprofissional e interdisciplinar. Estando inscrito na Câmara II, Sociais e Humanidades, investe na alta qualificação intelectual e científico-tecnológica de profissionais de diversas áreas (ciências sociais aplicadas, ciências humanas, educação, saúde, entre outras), na investigação científica e produção de tecnologias voltadas às demandas contemporâneas. Atenta-se ao papel social relevante da pós-graduação no contexto da produção de conhecimentos e no conjunto de ações desenvolvidas por pesquisadores em instituições públicas de ensino.
1. DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDA NO QUADRIÊNIO QUE REFORÇAM A INSERÇÃO SOCIAL DO PROGRAMA
– Proposta do curso, área de concentração e linhas de pesquisas: a perspectiva interdisciplinar do mestrado associada a área de concentração e linhas de pesquisas, agregam um grupo de docentes e discentes engajados na realização de pesquisas e processos educativos inovadores no campo das políticas cognitivas e sociais; além disso, busca cada vez mais estimular a participação da comunidade local nas atividades desenvolvidas.
. A vinculação dos projetos e ações do Programa com as necessidades advindas da sociedade – dimensões econômica, social e cultural.
– A demanda seguiu crescente de profissionais de diferentes áreas que buscam em todos os anos participar do processo seletivo do programa.
– A grande procura de candidatos para o mestrado do PPPGCTI em suas quatro edições, reforça o trabalho realizado e mobiliza o interesse dos profissionais pelo campo interdisciplinar que interage com campos temáticos presentes no projeto do curso. Tivemos em 2020 94 inscritos para 13 vagas; em 2019, as 17 vagas ofertadas foram disputadas por 81 inscritos das mais diversas áreas; em 2018 125 candidatos concorrem às vagas no programa e, em 2017 tivemos 79 candidatos.
– Pesquisas e intervenções que interagem diretamente com problemas e demandas sociais: os projetos de pesquisa em andamento e as dissertações defendidas das três últimas turmas tornaram visíveis a ênfase aos resultados e produtos interligados à realidade das comunidades e problemas que constituem temas de investigação. O coletivo tem atuado diretamente em ações direcionadas à promoção de processos e práticas, como:
i) desenvolvimento e integração de tecnologias leves e duras, tecnologias assistivas em diferentes contextos no social – saúde, educação, segurança e gestão;
ii) educação inclusiva;
iii) expressões e intervenções artísticas e culturais, teatro científico;
iv) gênero, violência e cidadania;
v) saúde mental e saúde coletiva;
vi) gestão estratégica e organização das instituições;
vii) acesso e preservação do patrimônio cultural de comunidades do semi-árido.
– Atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos docentes: e palestras, cursos, estudos em diferentes universidades nacionais e estrangeiras; práticas disciplinares em serviços de saúde junto à população local; ações de extensão junto à escolas, serviços públicos, e outros; elaboração de projetos, ações de extensão e intervenção voltadas às problemas cruciais para as comunidades; eventos gratuitos; Edital para aluno especial, e outros.