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Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (Mestrado)

PROCEDIMENTOS ADOTADOS NA AUTOAVALIAÇÃO
No quadriênio utilizamos encontros continuados, nos quais pudemos observar e identificar pontos fortes e os pontos nos quais as ações do programa precisa melhorar, a serem revistos nas ações do PPGCTI no próprio percurso e no período seguinte.
É importante ressaltar que o primeiro período de 2017 constou da Programação do Encontro de Abertura dos Trabalhos no Curso de Mestrado e Acolhida da segunda turma Do PPGCTI, reflexões e atividades que visaram:
-.Conhecer o Projeto Pedagógico do PPGCTI e pensar ações na direção de melhorias no fazer.
– Conhecer e discutir as orientações gerais definidas pela Área interdisciplinar Sociais & Humanidades da CAPES na direção da potencialização do programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA.
– Conhecer e discutir o novo modelo de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação definidos pela CAPES e refletir sobre as ações dos discentes e docentes no PPGCTI.

PONTOS FORTES IDENTIFICADOS PELA COMISSÃO DE PLANEJAMENTO E AUTOAVALIAÇÃO – ANO DE 2017
1. O envolvimento coletivo e cooperativo dos docentes que compõem este programa. Este envolvimento representa a participação dos professores nas tomadas de decisões e nas ações que dão concretude ao programa. Isso constitui-se em uma ética do agir, valorizando sempre a presença e a participação do outro em um fazer coletivo.
2. Outro ponto forte foi a diversidade e quantidade de candidatos inscritos no processo seletivo realizado no primeiro semestre de 2017. 79 candidatos de diversas áreas de conhecimento buscaram este programa como uma opção para a continuidade de sua formação acadêmica, intelectual e profissional.
3. O corpo docente do programa também é diversificado em suas áreas de formação e campos de atuação. No ano de 2017 contou-se com o credenciamento dos professores Dr. Bruno de Sousa Monteiro, vindo a fortalecer os trabalhos já realizados no campo da Informática e da Computação na linha de pesquisa “Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade”, e Dr. João Mário Pessoa Júnior, trazendo o campo da Saúde Coletiva para a linha de pesquisa “Experiências Humana, Social e Técnica”.
4. A união entre corpo docente e discente provenientes de áreas diversas contribuem para o desenvolvimento de pesquisas com potencial inovador com caráter fortemente interdisciplinar.
Estas pesquisas favorecem a produtividade dentro da parceria docente /discente, além da articulação de outros professores do programa como colaboradores. Assim contribuindo-se para produções que representem e valorizem a interdisciplinaridade e a ética do agir dentro do programa.

PONTOS IDENTIFICADOS PARA MELHORAR:
É importante que o programa continue desenvolvendo os seguintes pontos:
1. Fortalecimento de espaços de reflexão e integração entre corpo docente, discentes e a comunidade dentro da qual o programa se insere.
2. Continuar o processo de credenciamento para fortalecimento de um corpo docente qualificado que contribua com a melhoria da produção científica.
3. Sistematizar o processo de busca ativa por editais de financiamento que possam contribuir com a melhoria na qualidade das pesquisas desenvolvidas.
4. Fortalecer e expandir as redes de colaboração com outras instituições nacionais e internacionais.

PLANEJAMENTO FUTURO CONSTRUÍDO – resultante do processo de autoavaliação
O coletivo do PPGCTI construiu e o Colegiado do Programa aprovou como meta ainda para o final do ano de 2017 a submissão de projeto para o Curso de Doutorado do PPGCTI. Esta ação foi executada e, na continuidade do trabalho, temos a necessidade de fortalecer a produção, alavancar da produtividade para atingirmos a aprovação do projeto de Doutorado do PPGCTI. Neste sentido, planejamos:
– ampliar a cooperação internacional e nacional com desenvolvimento de projetos conjuntos com universidades e centros de pesquisa;
– criar projeto para uma revista, abrindo possibilidades de congregar estudos desenvolvidos por redes de pesquisa nacionais e internacionais na área de estudos que se constroem nesta interface – Cognição, Tecnologias e Instituições;
– ampliar a participação de todos os docentes em editais de fomento e a aprovação do financiamento à programas e projetos de pesquisa e extensão universitárias, buscando financiamento nos órgãos estatais e empresas que se interessam pelo trabalho desenvolvido no programa;
– ampliar a ação docente na colaboração como pareceristas em periódicos de modo a ampliar as redes e interações entre pesquisadores;
– ampliar as ações de colaboração com programas interdisciplinares no campo das Sociais & Humanidades, como intercâmbios envolvendo mestrandos e pesquisadores em atividades de formação e pesquisa conjunta;
– seguir ampliando a inserção social do PPGCTI através das ações de discentes e docentes nas organizações que se dedicam na implementação de políticas públicas, como: educação, saúde, segurança;
– fortalecer a participação ativa do PPGCTI, através de seus discentes e docentes, em ações desenvolvidas por instituições governamentais, entidades civis, ONGs, organizações comunitárias nos diferentes campos de atuação que interagem com os temas e pesquisas desenvolvidas no programa em torno de temáticas, como: inclusão social, direitos humanos, violência e gênero, entre outras que integram o trabalho em andamento no PPGCTI.
A Comissão de Planejamento e avaliação indicada pelo Colegiado do programa foi composta para o planejamento do ano de 2018 pelos docentes: Remerson Russel Martins, Raimunda Hermelinda Maia Macena e João Mário Pessoa Júnior.
O currículo em 2018 se amplia e interage com os objetivos da área de concentração e das Linhas de Pesquisa do PPGCTI. Resulta de atividade reflexiva e do planejamento que fazemos ao final do ano de 2017, ação que acontece com a participação dos docentes, discentes e equipe técnica de secretaria, coordenada pela Comissão de Planejamento indicada pelo Colegiado do programa.

PONTOS FORTES IDENTIFICADOS PELA COMISSÃO DE PLANEJAMENTO E AUTOAVALIAÇÃO – ANO DE 2018
Consideramos neste item a análise feita com o coletivo de docentes e destacamos como pontos fortes:
– a diversidade de áreas de formação do corpo docente e discente do programa, o que potencializa novas formas de produção na pesquisa interdisciplinar, partindo do eixo da cognição, tecnologias e instituições;
– as temáticas de investigação e seu potencial de inovação na produção de conhecimento científico de grande demanda no contexto social local;
– a ética e o respeito na convivência do corpo social do curso, especialmente na condução do trabalho realizado, interagindo com a proposta e os produtos derivados das pesquisas e intervenções desenvolvidas;
– as linhas pesquisa do programa interagem com a proposta do curso e apontam para o fazer interdisciplinar no campo das ciências humanas e sociais;
– a presença no quadro docente de pesquisadores com alta produtividade e perfil de pesquisa inter/transdisciplinar;
– o apoio institucional em termos de apoio e infraestrutura acadêmica, tecnológica e o acervo da biblioteca.

PONTOS IDENTIFICADOS PARA MELHORAR:
– ampliação da produção científica qualificada do programa para atingirmos as condições para aprovação de um curso de doutorado e subirmos o conceito para a média 05;
– ampliação do quadro docente permanente do programa;
– ampliação das ações de internacionalização mediante acordos de cooperação e projetos de formação e pesquisas conjuntos;
– ampliação de programas de pesquisa e de extensão aprovados em editais de financiamento;
– ampliação redes de colaboração nacionais com Programas e Pesquisadores que tematizam questões próximas as pesquisas desenvolvidas no PPGCTI.

PLANEJAMENTO FUTURO CONSTRUÍDO – resultante do processo de autoavaliação
Após parecer ainda não favorável ao projeto para o Curso de Doutorado do PPGCTI pela CAPES, o Colegiado do Programa definiu como meta de 2018 alavancar os índices de produtividade mediante os itens apontados, assim planejamos:
-ampliar e fortalecer a produção científica qualificada do programa para atingirmos as condições para aprovação de um curso de doutorado;
-ampliar a cooperação internacional e nacional com desenvolvimento de projetos conjuntos com universidades e centros de pesquisa;
-ampliar a participação dos docentes em editais de fomento para financiamento de programas e projetos de pesquisa e extensão universitárias;
-criar projeto para uma revista científica do programa, abrindo possibilidades de congregar estudos desenvolvidos por redes de pesquisa nacionais e internacionais na área de estudos que se constroem nesta interface – Cognição, Tecnologias e Instituições;
-ampliar a ação docente na colaboração como pareceristas em periódicos de modo a ampliar as redes e interações entre pesquisadores;
-ampliar as ações de colaboração com programas interdisciplinares no campo das Sociais & Humanidades, como intercâmbios envolvendo mestrandos e pesquisadores em atividades de formação e pesquisa conjunta;
-seguir ampliando a inserção social do PPGCTI através das ações de discentes e docentes nas organizações que se dedicam na implementação de políticas públicas, como: educação, saúde, segurança;
-fortalecer a participação ativa do PPGCTI, através de seus discentes e docentes, em ações desenvolvidas por instituições governamentais, entidades civis, ONGs, organizações comunitárias nos diferentes campos de atuação que interagem com os temas e pesquisas desenvolvidas no programa.

Em relação à ampliação das Cooperações Internacionais, os docentes Francisco Milton Mendes Neto, João Mário Pessoa Júnior, Gerciane Maria da Costa Oliveira e Karla Rosane do Amaral Demoly deram seguimento nesta tarefa.
O PPGCTI firmou a cooperação com o Instituto de Robótica de Valencia e deverá ampliar em 2018 suas cooperações junto à Universidades da França, Portugal e Estados Unidos.
Estes docentes já iniciaram trabalhos conjuntos com pesquisadores destes países, o que deveremos concretizar na forma de acordos de cooperação no próximo período.
Em relação à Colaboração Nacional, o PPGCTI já conta com ampla rede de pesquisas conjuntas, como podemos comprovar nas produções ações descritas nos relatórios já enviados..
Sobre a ampliação na aprovação de editais de fomento à pesquisa, docentes do PPGCTI elaboram e/ou integram projetos a serem submetidos.
No relatório final da comissão ficou estabelecido:
Os professores do quadro permanente que não tiverem obtido resultado satisfatório no processo, deverão focalizar suas atividades na produção científica como requisito para permanência no quadro permanente programa e para a oferta de vaga discente no próximo processo seletivo, cabendo à Coordenação fazer tal acompanhamento.

A Comissão de Planejamento indicada pelo Colegiado do programa para o ano de 2019 foi composta no ano de 2019 pelos docentes: Remerson Russel Martins e Karla Rosane do Amaral Demoly, primeira coordenadora do PPGCTI que retorna em 2019 de seu pós-doutoramento.

PONTOS FORTES IDENTIFICADOS – ANO DE 2019
Compreende-se que um ponto forte e central no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições é o trabalho do coletivo desde a tecitura da proposta, ao partir de uma perspectiva epistemológica que compreende a estreita articulação entre o pensamento e os projetos humanos, a realidade que conservamos com nossas ações linguajantes e as tecnologias. Desde a escrita primeira, preserva-se espaço e tempo sensíveis para a reflexão sobre o próprio fazer, com o propósito de construir e potencializar a construção de uma ciência com qualidade para nossas comunidades e nosso mundo comum. Atenta-se para o alinhamento entre as palavras e as ações em nosso cotidiano, como cientistas brasileiros/as.

Importante destacar algumas entre as principais ações realizadas nos últimos anos e, particularmente, em 2019, pelo coletivo do PPGCTI e pela equipe de pós-graduação no âmbito da autoavaliação:

REUNIÕES DA CONGREGAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFERSA: a Congregação de Pós-Graduação constituiu uma instância consultiva, formada pelo Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós-graduação, como presidente, e pelos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu da instituição; entre suas competências, tem-se a avaliação do funcionamento e o desempenho dos Programas de Pós- graduação Stricto sensu da UFERSA. As reuniões da Congregação acontecem todo mês, com a participação ativa da Coordenação do PPGCTI durante o ano 2019. Além das pautas administrativas, importantes discussões e trocas de experiências entre os coordenadores foram realizadas. A Pró-Reitoria promoveu também rodas de debate com os Coordenadores de Programas sobre os desdobramentos do Seminário de Meio Termo CAPES, e, entre os pontos levantados, teve-se a Autoavalição no âmbito dos programas, mencionando perspectivas a serem implementadas.

-REUNIÕES DE COLEGIADO DO PPGCTI: o Colegiado, enquanto órgão deliberativo e normativo, contribui de maneira relevante no acompanhamento do funcionamento acadêmico, pedagógico, didático do Programa. As reuniões acontecem com frequência mensal e conta com participação da Coordenação, do corpo docente e representante do corpo discente. Neste espaço de diálogo e reflexões, debatem-se demandas administrativas, como Comissões, homologação de Bancas de avaliação de Projeto de Qualificação e de Defesa dos mestrandos, entre outras, que trazem um panorama geral das produções dos coletivos, abertos a opiniões e sugestões do grupo. Em 2019, foram debatidas pautas ligadas ao processo de avaliação do PPGCTI, trazidas por reivindicações dos seus membros, a exemplo de questões referentes ao andamento das disciplinas, o desempenho dos discentes (produtividade) e discentes, relação orientando e orientador, o processo de avaliação, aspectos fundamentais para o andamento do curso, dados os elementos complexos e desafiadores que representam, onde se busca trazer encaminhamentos e/ou sugestões a serem implementados.

-ACOMPANHAMENTO ORIENTADOR E ORIENTANDOS: a Coordenação com apoio do corpo docente se propõe a acompanhar o andamento dos projetos e o desempenho dos discente ao longo do curso. Os docentes mantêm contato direto com o Coordenador, seja por e-mails ou encontros presenciais, para discutirem pontos referentes ao curso e a própria relação orientando e orientador. Busca-se, através do diálogo aberto, junto ao docente e discente soluções possíveis em caso de problema ou traçar encaminhamentos conforme a demanda. Outra iniciativa que ajuda a atual gestão nesse processo de acompanhamento, é integração do Coordenador junto as disciplinas ofertadas no semestre, permitindo um contato maior com os discentes. O(a) discente representante do Colegiado constitui um elo com as turmas, por meio dele a Coordenação toma ciência das sugestões e reivindicações das turmas.

-COMISSÃO DE FORTALECIMENTO E ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOCENTE:
a criação da Comissão, num primeiro momento, trouxe dados para o monitoramento da produção científica do programa, em especial de seu corpo docente permanente, são acompanhados de maneira sistemática. Esta iniciativa contribui diretamente no processo de autoavaliação do PPGCTI, possibilitando um diálogo aberto entre o grupo, troca de sugestões e levantamento de estratégias para ampliar e dar maior visibilidade aos produtos, pesquisas e atividades realizadas. Em 2019, foi atualizada a planilha com os indicativos de produções (artigos, livros, técnica e outros), orientações, entre outros; em parceria, a instituição realizou eventos e cursos voltados a produção de artigos abertos à comunidade acadêmica.

-EVENTOS CIENTÍFICOS E DE FORMAÇÃO REALIZADOS PELO PROGRAMA: os eventos anuais realizados pelo PPGCTI (o IV Momento de Integração e o IV Seminário Interdisciplinar) trazem ao coletivo do curso um intercâmbio de experiências, formações e outros, com participação ampla da comunidade interna e externa. Outras ações dos grupos de pesquisa (palestras, cursos, etc.), programas de extensão, aulas abertas, por exemplo, também são iniciativas que favorecem a auto avaliação do Programa, tanto por parte de seus organizadores (planejamento do que se pode melhorar e manter ou reforçar), como pelo público externo (sugestões para projetos, críticas ou mesmo novas ideias para ampliar o alcance social do trabalho desenvolvido).

-MOMENTOS DE FORMAÇÃO COM PESQUISADORES EXTERNOS: docentes externos de outros programas de pós-graduação, em especial de cursos já consolidados, ao integrarem atividades como o seminário interdisciplinar, avaliação em Bancas de qualificação e defesa, cursos, entre outros, mantém uma agenda de reuniões com a Coordenação e corpo docente, além de momentos de formação (aulas, curso, etc.) abertos a discentes e docentes. Nestas reuniões, acontecem discussões acerca do processo de autoavaliação. Em 2019, um exemplo, foi a participação do Profº Ricardo Burg Ceccim, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, que integrou a programação do Seminário anual e teve reuniões internas com a Coordenação e parte do grupo docente, discutindo pontos sobre autoavaliação e parcerias em projetos.

DESTAQUES SOBRE OS PONTOS FORTES DO PROGRAMA
-A Proposta do Programa tem sido um diferencial que atrai e engloba, desde sua implantação, profissionais de várias áreas de formação, como se observa nos últimos processos seletivos, um expressivo número de inscrições. Sua área de concentração e linhas de pesquisa interagem entre si e com a matriz curricular condizente com formação no campo das ciências humanas e sociais. O corpo docente se encontra dividido equilibradamente em cada linha, mantendo uma disposição às colaborações interdisciplinares com temáticas de investigação inovadoras e catalisadores na produção de conhecimento científico e tecnológico.
– O corpo docente é de diversas áreas, o que reforça a nascente multidisciplinar, dada a ampla experiência, competência e produtividade nas respectivas especialidades, além disso, demonstram potência em contribuir com uma base de conhecimento amplo e no fortalecimento dos processos de cooperação, formação e pesquisa trans-interdisciplinar. A capacidade de desenvolver atividades ligadas à difusão científica, cultural e extensionista se sobressai no programa, em atenção ao eixo da cognição, tecnologias e instituições, bem como as demandas loco-regionais do semiárido brasileiro.
-As redes de cooperação junto a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais firmadas pelo PPGCTI nos últimos anos, particularmente entre países europeus (Itália, Portugal e Espanha), apontam para a prática colaborativa e interdisciplinar de seu grupo de pesquisadores. Projetos de pesquisa interinstitucionais, visitas técnicas, ida de professores visitantes, intercâmbios, produções científicas conjuntas, composição de novas redes e associações, entre outras, exemplificam importantes iniciativas em prol da internacionalização do Programa.

-Embora seja um Programa jovem e com um corpo social diverso, o PPGCTI mantém um clima de convivência harmonioso no âmbito das relações interpessoais e no seguimento, das atividades do curso junto a seus discentes, docentes, apoio administrativo e egressos. Tal aspecto reflete de maneira positiva no processo condução e responsabilização/condução das disciplinas, na composição das comissões de apoio (processo seletivo, seleção de bolsas, realização dos eventos, formações, Bancas, etc.) e no processo de condução das atividades, orientações e pesquisas em geral.
-No âmbito institucional, o apoio em termos de infraestrutura, logística e suporte tecnológico contribuem de sobremaneira para o pleno funcionamento do programa. O sistema de bibliotecas e tecnologias da Informação disponibilizados, correspondem ao padrão de excelência das universidades públicas. Além disso, a interlocução e acompanhamento mantido pela atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação junto a Coordenação do curso, em particular o Pró-Reitor, seja por meio de reuniões periódicas, formações ou implementação de Editais de apoio financeiro, entre outros, são fundamentais para a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido.

PONTOS IDENTIFICADOS PARA MELHORAR:
-Mesmo considerando os avanços e a articulação entre os docentes na condução dos projetos de pesquisa do Programa, o fazer interdisciplinar constituiu um desafio contemporâneo entre as instituições públicas de ensino que ainda mantém uma tradição disciplinar na produção de conhecimentos. Neste sentido, o PPGCTI busca consolidar cada vez sua rede de pesquisa, colaboração, formação e intervenções inter/transdisciplinares já em curso, acumulando experiências e interlocuções neste campo.
-As inúmeras atividades que envolvem a realidade de pesquisadores integrantes da pós-graduação brasileira em torno da tríade ensino, pesquisa e extensão, sem esquecer as demandas administrativas, trazem um impacto direto na sistematização ou na divulgação dos produtos derivados deste escopo de atividades. Embora algumas áreas de conhecimento que integram o PPPGCTI, em especial as Humanidades, mantenha o investimento na produção bibliográfica de livros, ações de pesquisa que articulam extensão-pesquisa-ensino, inserção em órgãos de gestão e comissões diversas, realização de cursos e eventos, etc., observa-se que outro ponto que precisamos seguir fortalecendo no PPGCTI. O planejamento e acompanhamento rigoroso preveem maior visibilidade ao trabalho realizado e ampliação na produção bibliográfica de artigos científicos, com ênfase nos periódicos de alto impacto.
-Mediante os esforços do corpo docente atual no processo de formação de parcerias, rede de cooperação nacional e internacional, pesquisas multicêntricas e realização de estágios pós-doutoral em instituições de excelência, o PPGCTI apoia iniciativas neste campo da internacionalização, um desafio a ser enfrentado pelos novos cursos de pós-graduação, frente aos cortes de financiamento vividos pelas universidades federais, e ponto a ser fortalecido.
-Implementar pesquisas científicas e ampliar redes cooperação e intervenção no campo interdisciplinar, exige um planejamento financeiro por parte do programa e pesquisadores envolvidos, tendo em vista, o orçamento necessário para sua execução. Garantir apoio a docentes e mestrandos no seguimento dos seus projetos, com incentivos de apoio e bolsas para dedicação dos mesmos, são cruciais aos programas. O PPGCTI só dispõe de três cotas de bolsas destinadas a seus discentes. Mediante tal cenário, tem-se o desafio de ampliar o número projetos com financiamento, buscando-se outros órgãos de fomento além dos institucionais e ligados ao Governo; e, conseguir novas cotas de bolsas para os mestrandos.

PLANEJAMENTO FUTURO CONSTRUÍDO – resultante do processo de autoavaliação
Comunga-se com as ideias abordadas em relatórios anteriores no que se refere à programação das ações e atividades a serem implementadas pelo PPGCTI nos próximos anos. Pretende-se, neste item, sintetizar algumas metas prioritárias, seguindo-se as recomendações da área interdisciplinar e outras traçadas pela Coordenação em consonância com o corpo docente e discente do curso, a saber:
-Ampliar e fortalecer o plano de acompanhamento de egressos junto a Comissão instituída, (parte delas já descritas no item “acompanhamento de egressos”), com vistas a conhecer melhor a inserção social dos mestres titulados pelo Programa, monitorar o impacto de sua atuação no mercado de trabalho, incentivar a continuidade da formação (doutorado e outras qualificações), buscar integrá-los ou mantê-los vinculados as redes de cooperação e coletivos de pesquisa, além de discutir novas metas, mediante os indicadores encontrados, para o planejamento do curso.
-Sistematizar a Política Interna de Autoavalização do Programa em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA, mediante a criação de uma Comissão composta por docentes e representação discente. Entre as funções da Comissão, destacam-se: ampliar as estratégias de avaliação e monitoramento das ações e atividades do mestrado, algumas já desenvolvidas; estabelecer novos critérios de acompanhamento; traçar metas de planejamento a curto, médio e longo prazo; identificar desafios e perspectivas a serem enfrentados em prol da consolidação do PPGCTI.
-Em atenção aos preceitos da internacionalização, o PPGCTI projeta ampliar cada vez mais as redes de cooperação e intercâmbio com pesquisadores internacionais, por meio de iniciativas diversas junto a seu corpo docente e discente (a exemplo de visitas técnicas, projetos de pesquisa, professores visitantes, mestrado sanduíche, pós-doutoramento, cursos de línguas, etc.).
-Estuda-se a possibilidade de criação, nos próximos anos, do Periódico Científico do PPGCTI, indexado ao sistema de avaliação CAPES, com objetivo de divulgar estudos interdisciplinares elaborados na interface da área de concentração do programa – cognição, tecnologias e instituições.
-Em atendimento aos requisitos exigidos pela CAPES, o Programa soma esforços para melhorar seus indicadores (de produção científica, orientação e outros) no intuito de implantar o curso de Doutorado, um desafio que move o atual coletivo de pesquisadores, mestrandos e a própria instituição, na busca de ampliar suas bases de formação oferecidas no âmbito do semiárido brasileiro.
-Com a nova configuração do corpo docente permanente do Programa e as mudanças previstas no Qualis CAPES, estuda-se, após a conclusão do primeiro quadriênio, possíveis ajustes na matriz curricular da proposta e a revisão dos critérios para a conclusão do mestrado (fortalecer as iniciativas para ampliação da produção científica junto aos discentes).

A Comissão de Planejamento indicada pelo Colegiado do programa para o ano de 2020 foi composta pelos docentes Remerson Russel Martins, João Mário Pessoa Júnior e Karla Rosane do Amaral Demoly O representante discente Gustavo Coringa de Lemos e os demais membros do colegiado participaram ativamente das discussões e procedimentos indicados no período no qual fortalecemos as estratégias de autoavaliação.

PONTOS FORTES IDENTIFICADOS – ANO DE 2020
A pandemia do coronavirus, Covid-19, fez com que a coordenação do programa e mesmo seu coletivo de docentes, discentes e equipe de secretaria priorizassem as ações de apoio para que todas/os pudessem proteger suas vidas e procurar dar continuidade às pesquisas em andamento. As redes socio-técnicas e políticas se reorganizavam e no PPGCTI enfatizamos a conservação do viver e o apoio possível e necessário para que os estudos fossem reconfigurados face às dificuldades de interação com os sujeitos e coletivos participantes das pesquisas.

-Execução do plano de construção de formulários para o acompanhamento de discentes e de egressos junto a Comissão instituída.
Os formulários visam: conhecer e discutir a produção conjunta entre discentes e docentes, avaliar a inserção social e profisisonal dos discentes e egressos do programa, publicizar as contribuições dos estudos para desencadear transformações e melhorias nas experiências dos sujeitos e coletivos nas instituições e, ainda, fortalecer a inserção dos Mestres em Cognição, Tecnologias e Instituições em Cursos de Doutorado, de modo a potencializar a produção da ciência na região do semi-árido nordestino.
A leitura e estudo dos resultados advindos dos dados dos formulários permitirão, no ano de 2021, discutir novas metas, mediante indicadores encontrados para a continuidade do planejamento do curso de mestrado e seu fortalecimento, com vistas ao fortalecimento da produção e abertura de um Curso de Doutorado em Cognição, Tecnologias e Instituições.
– Construção e publicizar formulários para fortalecimento da interação com as comunidades interna (discentes, discentes e técnicos da universidade) e externa (sujeitos, coletivos, organizações e instituições de Mossoró, cidades circunvizinhas e demais cidadãos do Brasil e do exterior).
O site do PPGCTI está em fase de tradução para outras línguas, edital aprovado junto à FAPERN, portanto, nossos formulários inseridos no site já estão traduzidos para as línguas – espanhol, francês e inglês).
– Ampliação das estratégias de avaliação e monitoramento das ações e atividades do mestrado.
– Estudos para criação da Revista do programa
– Suporte à finalização das pesquisas, culminando nas Defesas das Dissertações de Mestrado de 9 do total de 11 alunos do PPGCTI da turma de 2018, em pleno cenário de grave crise sanitária mundial Covid-19.
– Continuidade do trabalho com vistas à identificar desafios e perspectivas a serem enfrentados em prol da consolidação do PPGCTI.

PONTOS IDENTIFICADOS PARA MELHORAR:
– Necessidade de construir estratégias para fortalecer a Política Interna de Autoavalização do Programa e estabelecer parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA, mediante a definição por parte das instâncias universitárias de políticas e diretrizes para a avaliação e fortalecimento da produção científica e da pós-graduação na universidade.
– Constituir comissões que possam dedicar-se prioritariamente ao fortalecimento das redes de cooperação nacionais e internacionais.
– Constituir comissão para cuidar da criação do Periódico Científico do PPGCTI.
– Fortalecer ainda mais a produção científica, qualificando a atividade de orientação e apoio a discentes e docentes.
– Retomar e dar seguimento ao processo de implantação do curso de Doutorado em Cognição, Tecnologias e Instituições.

26 de setembro de 2020. Visualizações: 1194. Última modificação: 03/10/2024 19:32:51